Principais Avanços Tecnológicos Dos Séculos Xx E Xxi
Por Marcelo Cardoso | 02/05/2008 | SociedadeRelacionaremos os maiores avanços tecnológicos do séc. XX em 4 categorias: a de utilitários , tecnológicos , científicos e médicos.
Dentre os primeiros incluem-se a popularização do automóvel, o avião, o cinema, o rádio, a TV, o telefone, a máquina de lavar, e o ar condicionado.
Dentre os tecnológicos, além das armas e dos reatores nucleares, podemos incluir também o laser, a TV de plasma e a TV digital.
No grupo dos científicos tivemos os vôos espaciais, com a chegada do homem à Lua e com satélites artificiais visitando vários corpos celestes, inclusive alguns fora do nosso sistema solar e também a sistematização do uso dos computadores.
E no quarto grupo (o dos avanços médicos), destacam-se a
descoberta dos antibióticos, a dos contraceptivos orais, e o grande progresso
alcançado com as novas técnicas de tratamento para várias enfermidades até
então irreversíveis, como vários tipos de câncer, o Mal de Parkinson e as
doenças do colágeno, dentre outras.
SÉC. XXI ( de 2000 à 2008 )
Até aqui, no séc. XXI, os maiores progressos tecnológicos têm sido a Internet, o telefone celular, a banda larga substituindo gradativamente a conexão discada e o DVD substituindo as antigas fitas VHS, além do que os disquetes caíram em desuso e foram sendo substituídos progressivamente pelos CD-ROM e pelos pendrives.
Um dos grandes avanços do séc. XXI foi também a conclusão do Projeto Genoma e, na área da astronomia, a descoberta do planeta-anão ÉRIS, que é maior do que Plutão, merecendo também um destaque especial o fato de que a nave Voyager I, já ultrapassou os limites do nosso sistema solar e, no seu caminho pelo universo, continua mandando os seus sinais para a Terra.
Mas,indiscutìvelmente,merece destaque especial a descoberta do planeta HD 209 458 b, a cerca de 150 anos-luz da Terra e que gira em torno da estrela Gliese 581 e é o primeiro planeta possìvelmente habitável fora do nosso sistema solar, visto haver dado sinais de possuir uma atmosfera, água na forma líquida e condições de temperatura e de pressão atmosférica compatíveis com a existência de vida como nós conhecemos.