PREVIDÊNCIA PRIVADA

Por Wilson Carvalho | 02/05/2009 | Economia

Em resumo, podemos dizer que previdência privada é um sistema que por meio de capitalização de recursos uma seguradora ou banco presta como serviço para uma futura renda mensal do contribuinte, o qual dispõe de um valor mensal para que no fim do período de acumulação possa ter uma aposentadoria, sendo única ou complementar.

Sendo que o beneficio máximo pago pela previdência social é de R$ 2.081,82, quem recebe um salário acima deste valor terá que contar com está renda mensal, a menos que tenha um outro tipo de renda, ou contribua então com a previdência privada para aumentar a sua renda depois de aposentado.

As empresas de previdência complementar costumam cobrar 03 tipos de taxas do contribuinte, sendo tais taxas variadas de instituição para instituição. Sendo elas:

Carregamento – cobrada sobre cada contribuição; para taxas administrativas, de corretagem e colocação do plano. O porcentual Maximo a ser cobrado pela legislação é de 10% na modalidade de contribuição variável, mas é variante entre os prestadores entre 0% a 5%.

Administração – cobrada anualmente, a qual varia geralmente entre 1,5% a 3,5% por ano.

Saída – cobrada no momento do resgate ou na portabilidade (transferência de uma instituição para uma outra). Muita agencia não cobram, as que cobram ela é em torno de 0% a 3%.
     
A dois tipos de Previdência privada no Brasil. A Aberta e a Fechada, sendo a primeira podendo ser contratada por qualquer pessoa, tendo a vantagem de poder ser sacada a cada dois meses. Estima-se em 5milhões de pessoas que participam do plano aberto. E a segunda somente por grupos ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe. Na grande maioria a empresa contribui com uma parte, geralmente metade e o empregado com a outra parte, poucas empresas se dispõe a contribuir totalmente da contribuição mensal. A vantagem e que pode ser abatido até 12% da renda bruta anual do Imposto de Renda

Tendo na Previdência Fechada alguns tipos de opções:

  • PGBL – Plano Gerador de Beneficio livre.
  • VGBL – Vida Geradora de Benefício livre.
  • Plano Tradicional -
  • FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual.

O que se deve antes de contratar um plano e analisar as taxas cobradas pelas instituições, sendo elas variadas e as quais podem tomar uma fatia grande do investimento e contratar uma instituição sólida e confiável, sendo que se trata de um plano longo e o qual vai depender seu futuro.