Prevenção de drogas na escola

Por Geraldo dos Reis Souza | 28/11/2011 | Educação

GERALDO DOS REIS SOUZA 

INTRODUÇÃO 

Diante do exposto, fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica para esclarecimento das causas que podem levar jovens de hoje a ingressarem no perigoso mundo das drogas. Pois geralmente o consumo de drogas é iniciado durante a adolescência e a juventude que experimenta e faz o uso abusivo de drogas não só vem aumentando entre os adolescentes como ocorrendo em idade cada vez mais precoce. E amplia-se o conceito de prevenção para ademais ações diretamente endereçadas para evitar o consumo de drogas entre as crianças e adolescentes das escolas.

O Objetivo geral deste trabalho é: Propiciar um referencial teórico e método lógico aos professores sobre a influência das drogas no processo ensino aprendizagem dos alunos nas escolas públicas estaduais e municipais para que elas possam desenvolver uma prática mais consciente e eficaz.

Pela complexidade do tema, nos ateremos somente ao estudo bibliográfico do tema, e para isso temos ainda os objetivos específicos: a) Identificar os atores que propiciam o uso de drogas nas escolas; b) Verificar se o fator econômico e a desestrutura familiar interferem no uso da drogas; c) Analisar se as práticas se as práticas cotidianas das escolas propiciam o uso da droga; d) Atualizar o conhecimento de professores em relação ao uso e abuso de drogas por adolescentes, com enfoque principal na prevenção nas escolas.

A metodologia do trabalho foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas, devido à grande insistência do problema em questão, e da divulgação, dos mesmos, livros, revistas, artigos e divulgação da pesquisa em escolas.

Considerando-se que a análise sistemática da bibliografia referente as formas de prevenção nas escolas possam contribuir para a avaliação dos rumos que as práticas relacionadas têm tomado e portanto favorecer a crítica e a formulação de novos projetos.