Presente de Natal
Por José Adilson Chalegre | 28/05/2010 | CrônicasQuando criança, temos uma visão tão simples do mundo, isso é tão bom! Mas aí chega os anos teens, então sabemos que o mundo não é realmente aquilo que sonhamos outrora. Lembro-me que Papai Noel era para mi um super herói, perfeito, bom e generoso, más os anos passam e com situações vistas no cotidiano vi que a realidade era exatamente outra.
Realmente somo criados de uma forma a pensar que tudo é perfeito, mas na realidade o que é solidariedade? No natal, somo impactado pelo espírito natalino, que é caracterizado por um conjunto de emoções que deixam as pessoas mais sensíveis, amorosas e generosas. Mas estamos sendo generosos quando compramos presentes caríssimos para nossos parentes e amigos e só com isso já nos intitulamos de bonzinhos. Mas ser bonzinho não é presentear quem já precisa, pois quando damos aos nossos amigos o que eles já têm, há milhões de pessoas que não tem o mínimo que temos. Exemplos disto são os despossuídos que moram em regiões medíocres, como pontes, valados e outros. Um dia me assustei e fiquei muito triste quando vi os dados que mostrava que cerca de 14 milhões de pessoas eram despossuídas, paupérrimas e mendigos, isso é aterrorizante.
Embora pensarmos em muitas soluções, sabemos o quanto é difícil chegar a um ponto de maximização. Mas a melhor solução seria termos uma maior compaixão e entendimento da situação ao qual estamos passando, e quando formos querer ser bonzinhos, faremos por onde: ajudando quem realmente precisa, e não, querer fazer o obvio!