PRECONCEITO
Por walnei arenque | 19/04/2011 | PsicologiaPreconceitos ... Já sei, você não é preconceituoso, NE?
È aquela situação de sempre, nos auto enganamos! Parafraseando a musica, somos o que podemos ser! E eu complemento somos o que podemos ser se ficarmos parados sem a humildade de rever o que fazemos e como fazemos e, pensamos e como pensamos.
Claro que vamos entrar num terreno difícil, falar, escrever sobre preconceito demanda cuidados, sim demanda, pelo fato de atuarmos na vida na esfera do auto-engano, por não sabermos mais avaliar e cairmos nas garras da mídia e movimentos.
Hoje existe um movimento forte contra o preconceito, que ótimo, que maravilha, pena que só estão trabalhando dois grupos. Agora falar negro não pode, são afros descendentes, homossexualismo não pode ser dito também, ismo é doença, portanto só diga homossexualidade, caso contrario poderá levar nas costas um processo judicial. Tá bom, ótimo eu concordo, já tirei estas palavras de meu vocabulário, não as uso mais e de verdade para mim tanto faz o vocabulário porque não tenho este preconceito. Aqui foram anos de reflexão e conscientização de minha parte.
Estou aqui propondo criarmos mais alguns movimentos contra preconceitos. Eu vou citar alguns tipos de preconceitos enraizados, que colocam as pessoas em situações constrangedoras e com certeza em situações de excludente, como acontece com os afro-descendentes e os homossexuais porem, estas poucas a seguir estão sem bandeira:
- Temos preconceito à pobreza ? sempre gostamos de estar com pessoas com dinheiro! Nas conversas mais cotidianas falamos: - fulana tem dinheiro, ela é ótima! Temos a tendência a não gostar de pobres... Você já foi ao shopping mal vestido? As atendentes nos tratam mal, desdenham de nossa presença. Eu mesma já fui maltratada varias vezes (afinal sempre tem aquele dia que estamos à vontade, e porque não?). Vou contar um fato que ocorreu comigo: - Estava eu de camiseta (destas que a gente fica em casa) e calça de moletom, bem à vontade, por acaso vi um apartamento para vender, fui perguntar o preço:
Senhor quanto custa o apartamento?
Não sei, respondeu o porteiro.
O senhor não tem nem idéia; assim mais ou menos?
Não, não sei, mas a senhora não tem dinheiro para pagar, é caro!
Sai de lá me sentindo excluída ate em poder saber o valor de alguma coisa, pensei pensei e cheguei à conclusão que ele tinha razão, eu não teria o dinheiro para pagar, mas ele precisava me contar que eu não tinha dinheiro? Precisava ele me excluir de ter pelo menos uma informação? Então não damos informações aos pobres?
- Temos preconceito a pessoas feias, ou com algum defeito físico ? sim, vamos falar a verdade, pelo menos para nos mesmos! Queremos pessoas bonitas ao nosso lado. Eu estava fazendo parte de uma seleção para recepcionistas em uma empresa, sabe qual era o fator determinante? A beleza! Eu pensei então porque eu estou aqui avaliando perfil? Bastava contratar uma pessoa para avaliar beleza. Acreditaram no poeta "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental"! Pelo amor de Deus, era só uma frase de poeta não era para levar ao pé da letra! E por essas e outras que muitas pessoas deixam os estudos de lado! O importante é ser bonito agora ... isso vai acreditando nisso . . . rs.
- Temos preconceito com o obeso ? frase: "ele é legal mais tão gordinho"! Cadeiras, catracas, roupas e demais são feitas para magros. Já se fala em pagar passagem dupla para gordos em aviões nos EUA. Um jogador famoso teve que se explicar publicamente o porque de sua gordurinha!
Muitas pessoas que estão um pouco fora do peso hoje sofrem de preconceito, lembro de uma pessoa me contando:
- Um dia fui ao shopping e logo na entrada da loja a vendedora disse: não temos numeração para você! Isso custou a ela tempos de terapia para consertar o estragado pelo preconceito.
A obesidade esta ficando associada a desmazelo, e obesidade por conta de questões de saúde/doença não passa na cabeça do preconceituoso.
- temos preconceito a religiões ? aqui nem vou me prolongar, basta você lembrar as "Guerras Santas". Quantas vezes leio na mídia: - Evangélico assassina esposa!
Pra que serve isso? Pra que serve a palavra evangélico no titulo da noticia? Daí fazemos isso com todas as religiões. A única que serve é a minha e, tenho dito! Ridículo!
A propósito muitos psicólogos também passam por preconceito, eu sempre ouço:
"Psicólogo é tudo doido, tudo problemático, não sabe nem resolver seus problemas e vem dar um de gostoso..."
Que preconceito! A ignorância sim é doente! Não sabem nem o que o psicólogo faz e já pré julgam!
Claro que eu faria uma lista imensa de vários tipos de preconceito que cometemos, porem acredito que a revista teria que passar um crivo porque não teria espaço suficiente.
Deveríamos nos juntar aos afro descendentes e homossexuais quando forem fazer um movimento na rua, levar nossas bandeiras tambem.
No processo de civilidade que deveríamos todo dia rever, um dos pontos seria a aceitação do outro, como ele é, por ser ele o que é, não somos só feios, gordos, velhos, pobres etc. etc. e tal, nos somos pessoas! Você também pode ser fruto de preconceito e na verdade não pode reclamar. Vamos combinar??? Você também é preconceituoso. Não???!!!!!
Walnei Arenque