Praga, a beleza europeia que encanta

Por Roberta Clarissa | 13/05/2014 | Sociedade

Para quem ainda não se aventurou pelos países do Leste Europeu, uma cidade bela e cheia de atrativos é a capital da República Tcheca, Praga.

Localizada no coração da europa, o pequeno país é o destino de milhares de turistas ao longo do ano, em especial durante a primavera e verão, ou seja, entre os meses de abril e agosto. O público brasileiro já toma conta de uma fatia na quantidade de visitantes. A capital é pequena, pode-se andar a pé e conhecer assim os pontos mais importantes da cidade das cem torres.

Assim chamada pelo número de cúpulas e torres que emergem no horizonte. A cidade guarda ares medievais em suas estreitas ruas de pedras, castelos e monumentos históricos. As principais atrações em Praga, são: Praça da Cidade Velha, aqui você encontra o famoso relógio astrológico e a Prefeitura antiga; a Ponte Carlos; o Castelo de Praga; o Teatro Nacional; a Igreja de São Nicolau;  Bairro Judeu, entre outros.

O Rio Moldava, corta a cidade e deixa o cenário ainda mais encantador, o centro tem várias pontes de onde pode se ter belas vistas panorâmicas da cidade.

A língua oficial do país é o tcheco, língua de origem eslava, parecida com o polonês e eslovaco. Na parte turística o inglês é usado e dá para sobreviver como turista, além do russo, pela quantidade de imigrantes da Rússia que vivem no país. A República Tcheca é um país signatário do Tratado de Schengen e faz parte da União Europeia, porém a moeda local é a coruna tcheca; euros e dólares são facilmente trocados em casas de câmbio ou agências bancárias.

Não há voos diretos do Brasil, mas claro há conexões, por exemplo voando do Brasil para Frankfurt, na Alemanha; e então para a capital tcheca, duas horas de voo entre as duas cidades europeias. Outra opção é fazer a viagem via Lisboa.

Além da beleza arquitetônica, a Terra dos Tchecos oferece um atrativo especial, a cerveja. Os tchecos reclamam a primeira posição no consumo da loira gelada, à frente dos alemães. Porém a bebida não é servida tão gelado como os brasileiros estão acostumados, são vendidas na maioria das vezes em canecas de chopp de meio litro e com uma temperatura mais elevada do que é consumida no Brasil.

A gastronomia é também um quesito à parte, sopas, linguiças, carne de porco e o acompanhamento nacional: knedlík, uma massa cozida, cortada em rodelas e servida com o molho das carnes ou goulash.

A República Tcheca também tem muito parques e cidades ao redor entram no roll das viagens e tours para quem vai passar mais tempo no país, como Karlovy Vary, Ceský Krumlov ou Olomouc.

Você já visitou a República Tcheca?