Praça Freire Junior

Por Marcelo Cardoso | 04/01/2008 | História

É a que fica na confluência da Praia José Bonifácio e da Praia Comprida com a Rua Príncipe Regente e a Ladeira do Vicente. 

Foi uma das denominações por nós pleiteada (pgs.78 e 116 do nosso livro Paquetá-História das Ruas, Segrafa Editora Ltda, R.J., 1992) e é como aparece no Guia Postal Brasileiro de 1992, na pg.530. 

Freire Junior foi o autor da música Luar de Paquetá, que compôs juntamente com Hermes Fontes, autor da letra e, dentre muitas outras, foi autor também de Ai,Amor ; Amor de malandro ; Ai seu mé ; Deusa ; Hei de ver-te um dia ; Malandrinha ; Pálida morena ; Revendo o passado e Seu Julinho vem

Francisco José Freire Junior, revistógrafo, pianista e compositor, nasceu em Santa Maria Madalena, R.J., em  4 / 8 / 1881 e morreu, também no R.J., em  6 / 10 / 1956. 

Aos oito anos de idade mudou-se com a família para a capital indo morar no bairro de Santa Teresa onde, aos 14 anos de idade, começou a compor para um grupo de teatro amador, tocando piano de ouvido. 

Morou na Ilha de Paquetá e estudou Odontologia, exercendo a profissão em escolas e consultórios particulares e, também em Paquetá, dirigiu o Paquetá Jornal durante muitos anos. 

A sua primeira composição para o teatro profissional foi em 1917, para a revista Tudo dança, de Alvarenga Fonseca e J. Miranda, e foi encenada no Teatro Carlos Gomes. 

Como autor teatral, estreou em 1919 com a burleta Flor do Mal

De 1919 a 1956, escreveu e encenou 172 peças teatrais, tornando-se um dos maiores autores de revistas musicais do Brasil. 

Foi empresário do Teatro Recreio e dirigiu também outras companhias teatrais, mas os seus últimos anos foram de acentuado declínio. 

Aplicou tudo o que tinha para empresariar as suas novas peças, mas não obteve sucesso algum e acabou morrendo com problemas de desequilíbrio nervoso.