Povoamento da América
Por Gaby Machado | 02/05/2011 | HistóriaParticipantes do grupo:
Gabrielle
Mariana
Ana Laura
Juliana
Gabriela
Ana Guilhermina
História seminário
Capitulo 5 povoamento da America
Luzia era uma mulher brasileira da época de Pedro Álvares Cabral .
O crânio dela é o mais antigo do Brasil.
Os Estados Unidos e Brasil reconstituíram a imagem dela em argila.
A imagem ao lado é uma rescontituição dela.
Ocupação americana
Segundo a uma hipótese, os primeiros ocupantes da América teriam vindo das regiões (atuais) Mongólia e Sibéria, na Ásia.
Mas a hipótese mais aceita é que eles eram caçadores nômades estavam perseguindo suas presas quando fizeram a travessia para a América do norte .
Essa não é a única teoria para a presença do homem no continente americano.
Autóctones? Ou navegadores?
A teoria do autóctones era que o homem americano surgiu no próprio continente, mas esta teoria não é mais aceita porque não encontraram mais ossos de pessoas nas Américas a não ser os nossos.
Agora os estudos indicam os antepassados de Luzia não eram da America .
Então a teoria dos navegadores predominam.
Novas descobertas e teorias sobre o homem americano
Vários estudiosos fizeram grades pesquisas sobre o povoamento da America .
Os estudiosos vieram do Brasil Chile Estados Unidos entre outros chegaram a varias conclusões .
Ate pouco tempo admitia-se que o ser humano avia chegado na America a cerca de 11.500 anos atrás .O sítio arqueológico reconhecido como mais antigo era Clóvis,no Novo México(Estados Unidos).
Sítios arqueológicos mais antigos
Pesquisadores estão tentando provar que o humano chegou na America a 11.500 anos atrás.
Mas em outros sítios arqueológicos sul-americano foram encontrados vestígios de uma ocupação mais antiga .
Na região chilena de Monte Verde, pesquisadores encontraram evidências de que o ser humano habitava o local há,pelo menos 12.500 anos,portanto um milênio antes da datação do sítio Clóvis.
Por acidente em 1976 um sítio arqueológico foi descoberto com vários ossos de mastodonte , pegadas humanas,pedaços de carne.
Cientistas descobriram em 1990 evidencias de povoamento mais antigo do que dos Estados Unidos ; mostram que ser humano pode ter chegado ali há bem mais de 11.500 anos.
Com essas informações descobrimos um pouco sobre o povoamento da America.
As descobertas da arqueóloga Niéde Guidon , apresentaram novas teorias sobre o homem americano.
Com base nas escavação feita ela afirma que os primeiros assentamentos humanos no território brasileiro ocorreu há pelo menos 41.500 anos.
A Serra da Capivara localizada no município de São Raimundo Nonato é considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil.
O dia-a-dia dos antepassados americanos
Os primeiros povos americanos eram chamados paleoíndios.
os primeiros homens e mulheres já pertenciam a espécie Homo sapiens sapiens.
Eles utilizam o fogo como arma para se aquecer iluminar e cozinhar seus alimentos .
Caçador-coletores
Os primeiros habitantes da America viviam baseados em caça e coleta de alimentos fornecidos oferecidos pela natureza .por isso eram chamados de caçadores coletores .
Os seres humanos de 12.000 a 15.000 anos atrás viviam em cavernas ao ar livre ou construíam abrigos de folhas.
Tudo indica que o tempo médio de vida entre eles variava de 25 anos a 30 anos.
Gigantes brasileiros
O Brasil já foi habitado por preguiças de 6 metros, tatus do tamanho de carros ferozes tigres de dentes-de-sabre e enormes mastodontes sabemos que esse animais já estão extintos há cerca de 6.000 de anos .
Alguns estudiosos acreditam que a extinção desse gigantes foram causadas pelas mudanças climáticas e que acabaram com os ecossistema que sustentavam essas criaturas.
Os povos sambaquis
Há cerca de 10.000 anos, com a elevação da temperatura e do nível dos oceanos os paleóíndios mudaram o seu modo de vida .
Consumindo principalmente moluscos e cretáceos,esses grupos ficaram conhecidos como povos das conchas , ou povos dos sambaquis.
Ao lado das conchas do mar que iam se acumulando nas praias,esses povos construíam suas casas, armazenavam alimentos e enterravam os mortos .Com o passar do tempo, o acumulo de conchas nas praias formou montes, que receberam o nome de sambaquis, palavra de origem tupi guarani. Grandes sambaquis foram encontrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, nos Estados Unidos, no Peru, no Chile e em regiões ao longo da Cordilheira dos Andes.
Em em Santa Catarina existiu um dos maiores sambaquis brasileiros, que media cerca de 30 metros de altura por 400 metros de comprimento.
OS PRIMEIROS AGRICULTORES NA AMÉRICA
Com o fim da última glaciação, as tempestades subiram, o que facilitou o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Na América, esse processo teve inicio por volta de 8000 a.C. A grande conquista foi o cultivo do milho, entre 2500 a.C. e 2000 a.C. estavam disseminados os cultivos do algodão, do feijão e da batata, entre outros.
Com a prática da agricultura, esses povos tornaram-se sedentários e puderam domesticar animais. O lhama, animal da família do camelo que habita a região dos Andes, foi domesticado por volta de 4000 a.C.
Também passaram a criar e fabricar instrumentos como a cerâmica, usados para guardar alimentos.
Enquanto algumas sociedades desenvolveram uma agricultura organizada, outras mantiveram um modo de vida com base na caça, na pesca e na coleta de frutos. Assim, quando os europeus chegaram à América, em 1492, encontraram populações vivendo de formas diferentes.
As civilizações do antigo Oriente
As civilizações da Antiguidade oriental deixaram-nos muitas contribuições importantes, como os primeiros registros escritos. Elas desenvolveram formas de medir o tempo e de determinar as estações do ano. Aperfeiçoaram o artesanato e a metalurgia. Tinham costumes e crenças diferentes dos nossos, mas muito de sua cultura permanece vivo no nosso dia-a-dia até hoje.
Edição e programação
Direção : Gabrielle
Edição :Mariana e Gabrielle
Programação: Ana Laura Ana Guilhermina , Gabriela , Mariana , Gabrielle e Juliana
Fim
Perguntas ?