Poupança passa a render mais
Por Cristiane Kruger | 05/08/2013 | AdmPoupança passa a render MAIS
Com o novo aumento dos juros básicos da economia para 8,5% ao ano, anunciando pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, a poupança foi beneficiada e passou a render mais!
Pela regra em vigor, quando a taxa Selic está maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a TR. Devido a este calculo, em vigor desde o ano passado, o rendimento da aplicação subiu em julho de 5,6% para mais de 6% ao ano, fazendo a poupança render mais que a inflação estimada para 2013.
A Taxa Referencial volta a incidir sobre os rendimentos quando a taxa Selic fica acima de 8% ao ano. A TR é variável e depende do mercado.
Esta regra só vale para o dinheiro depositado na poupança a partir de 4 de maio de 2012. Para os depósitos anteriores, o rendimento segue a regra antiga, de 0,5% ao mês mais TR. Os demais direitos foram mantidos como a isenção de impostos e de taxa administrativa.
A poupança ainda é uma boa opção de investimentos para pequenos poupadores, para pessoas que buscam aplicações de curto prazo ou que procuram formar um fundo de reserva para emergências.