Possíveis Perguntas Em Uma Entrevista De Emprego

Por Rogerio Santos | 03/09/2008 | Adm

De uns tempos pra cá, tenho investido bastante tempo na leitura e pesquisa desse assunto. Na verdade é um assunto que me atrai a alguns anos, e graças a algumas habilidades que desenvolvi ao longo desses anos tenho conseguido bastante êxito em entrevistas, dinâmicas de grupo e elaboração de currículos.

O que tem me faltado é tempo para escrever tudo aquilo que quero. Equilibrar trabalho, família, faculdade, serviço vontuntário e esse Blog não é das tarefas mais fáceis.

Há algum tempo escrevi um post sobre as “principais perguntas” que se poderia fazer numa entrevista. Mas percebi que essas perguntas podem até variar bastante dependendo o cargo que está em jogo, o tipo de empresa e o perfil do entrevistador. Por isso é sempre útil saber com antecedência algumas das possíveis perguntas a serem feitas nesse momento tão importante.

Gostaria então de listar abaixo mais algumas perguntas e exemplos de boas respostas para ajudá-los. Algumas perguntas são muito parecidas com as do post citado acima, mas ainda sim acho que vale a pena colocá-las.

  1. Quais são seus objeitvos a longo prazo? Fale em termos profissionais sendo bem objetivo: ser diretor de engenharia, gerente geral, ou algo parecido. Você pode ainda dependendo da situação citar metas educacionais, como pós-graduação, MBA, fluência em um novo idioma, etc.
  2. Quais seus objetivos a curto prazo? Podem ser aplicadas as mesmas regras acima, porém com datas mais próximas.
  3. O que você procura num emprego? Desafio, envolvimento, chances de contribuição, desenvolvimento pessoal entre outras coisas.
  4. Por que você acha que devemos contratá-lo? Essa é uma pergunta particularmente difícil pra mim. Sempre fico na dúvida entre ser agressivo demais e parecer pretensioso, ou agir de maneira oposta e parecer incompetente. O ideal é usar o meio termo e falar se suas qualidades como profissional e o que elas podem trazer de benefício para a empresa.
  5. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Sim, dê exemplos anteriores que justifiquem sua resposta. Afinal todo mundo alguma vez na vida já trabalhou nessas condições, salvo se for seu primeiro emprego. Nesse caso cite suas qualidades pessoais como organização, determinação, etc.
  6. Liste uma ou duas das maiores realizações profissionais em seu emprego atual ou anterior. Todo bom profissional deve ter em mente bem claras suas maiores realizações. Por isso é importante escolhê-las com cuidado e atenção. Como exemplo podemos citar a criação de um novo projeto que gerou economia em x%, uma grande negociação de um importante cliente, etc.
  7. Qual seu ponto forte? Seja sincero. Busque características universalmente desejadas. tais como entusiasmo, persitência, dedicação, ambição e competência em sua área específica.
  8. Qual seu ponto fraco? Nunca mencione algo muito negativo. Responda aquilo que na realidade é positivo. Tal como exigente demais, impaciente, perfeccionista, etc. Mas cuidado! Os recrutadores vão saber reconhecer se você estiver mentindo.
  9. De quanto tempo necessita para trazer uma contribuição para nossa empresa? Essa também é uma pergunta difícil pois nesse momento você já assume um forte compromisso em trazer resultado o mais rápido possível. Uma das respostas possíveis nesse caso seria: “Desde o primeiro dia, e a medida que conhecer melhor a organização esses resultados serão muito mais expressivos”.
  10. Quanto tempo pretendo ficar conosco? Essa seria uma pergunta terrível se você não estivesse preparado. O que você pode responder é: “Enquanto houver oportunidade de crescer, progredir e contribuir para a empresa”.
  11. Me fale do seu chefe anterior. Nunca fale mal. Cite algo positivo, mas sem exagerar. Tente lembrar de algo importante realizado por ele ou algo que tenha lhe ajudado em sua carreira.
  12. Por que você está buscando outro emprego? É necessário ter bastante cautela ao falar desse assunto. É tentador falar das coisas ruins da última empresa. Também não caia no erro de falar somente em remuneração, pois você pode ser taxado de mercenário. O que você poderia dizer é que nesse emprego ou empresa você sente que terá mais condições de crescer como profissional e ascender a cargos de maior responsabilidade.
  13. Fale-me de você. Como já citei em outro post. Essa resposta deve ser bem ensaiada. Procure ser bem sucinto. Não fique “enchendo linguiça” fale de resultados e sonhos a serem realizados. Em alguns casos o entrevistador quer saber sobre sua vida pessoal e família, o que exige atenção redobrada.

Num dos programas do Max Gehringer para a rádio CBN (clique aqui para baixar) ele disse que se quisermos ser bem sucedidos em uma entrevista de emprego, precisamos dizer aquilo que o entrevistador quer ouvir. É claro que ele não estava incentivando a desonestidade, mas sim a qualidade de ser proativo e nos antecipar às necessidades da empresa