Positivismo

Por Francine Ribas | 18/02/2016 | Educação

 a teologia e a positividade. 

Positivo: Os fatos passaram a ser a explicação ás perguntas (explicação factual).

Positivismo no grego significa FATOS, ou seja, é uma corrente de pensamentos que só haverá conhecimento se partirem dos fatos, é uma filosofia voltada para o mundo prático. Sendo assim com esse grande interesse pela sociedade, através do Positivismo e o estudo das outras ciências (astrologia, física, química, biologia) nasce uma nova ciência chamada SOCIOLOGIA (física Social), uma forma de compreender a sociedade e como se dá o envolvimento entre sociedade e indivíduo.

Émile Durkhein outro pensador positivista deu continuidade ao pensamento de Augusto Comte, dizendo que: “a sociedade é mais que a soma dos indivíduos”, ou seja, o mais importante é compreender a sociedade do que o próprio indivíduo. Quer entender um indivíduo? Conheça a sociedade onde ele vive.

Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.

As ideias do positivismo vieram para o Brasil e inspiraram o processo político brasileiro e na educação. A ciência com duplo sentido Estática (Ordem) Dinâmico (Progresso), Compreender o que é estático na sociedade, mas o que eu posso alterar para produzir o progresso.

 “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: “O amor por princípio, à ordem por base, o progresso por fim”.

Em nossa educação vemos nos dias de hoje essa influência e suas consequências de pensamentos Positivistas:

Educação como competição: Segundo Hebert Spencer um seguidor de Augusto Comte ressaltou a importância da competitividade para aprimorar o aprendizado.

Educação reduzida a transmissão, ou seja, o indivíduo não está produzindo conhecimento, ele esta apenas recebendo.

Hierarquia das disciplinas: A ideia de que as disciplinas reflexivas não eram tão impotentes como as outras.

Educação Tecnicista: Importância do conhecimento visando uma técnica, ou seja, o Positivismo preocupou demais com a parte técnica do conhecimento, isso reduziu a formação critica questionadora e formação reflexiva dos indivíduos.

“Entender a educação é entender como ela forma valores, não apenas fornecer conhecimento, ela precisa ser entendida como formadora de indivíduos a partir dos valores que ela fornecerá”.

Artigo completo: