Porque os livros didáticos do MEC para a Educação Infantil estão causando tanta polêmica?

Por Neide Rossi Luciana Rossi Nascimento | 19/09/2018 | Educação

Durante as minhas participações nas formações, pude observar as atitudes inquietantes frente ao PNLD da Educação Infantil. Vários professores e secretarias municipais de Educação mostram relutância para conhecer, avaliar, escolher e adotar os livros que foram escolhidos por uma comissão de educadoras habilitadas e competentes.

Então percebi temos que pensar e esclarecer as dúvidas do que seria esse PNLD-Educação Infantil. Foi o que eu fizemos lemos e relemos sobre o assunto para elucidar nossas dúvidas.

O PNLD é a sigla utilizada para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. São livros didáticos, literários e materiais de apoio gratuitos, destinados aos professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de instituições conveniadas, como grande parte das creches municipais.

Como são os livros do PNLD que serão utilizados na Educação Infantil? São livros escritos por autores respeitados e apreciados. São obras conceituais, destinados unicamente para a formação dos diretores, coordenadores e professores, ou seja todo o corpo docente pertencentes as de creches e pré-escolas. Eles são reflexões de práticas reais e corriqueiras que estão relacionadas ao campos de experiências cuja foram inspirados no currículo Italiano, digo que uns dos melhores e mais adotados currículos presentes nos países com excelentes padrões de educação mundial e que estão na BNCC.

São quatro obras (duas para a faixa 0 a 3 anos e duas para a faixa 4 a 6 anos) que  foram selecionadas por profissionais da Educação Infantil Como :  Beatriz Cardoso, Gisela Wajskop e Zilma de Morais Ramos de Oliveira.

 A BNCC e suas diversas polemicas, sabemos na verdade que ela  tem várias lacunas e determinados pontos que precisam ser revisados. Entretanto no mundo inteiro as bases curriculares são assim.

 A Educação percorre a conjuntura do momento e do lugar, portanto ele é viva. Não é provável idealizar um currículo impecavelmente adequado a todos e a tudo, que consiga atender a todo om país. Por esse motivo precisamos nos colocar nesse processo, atuando com responsabilidade. Faz se necessário conhecer a BNCC, ou seja estuda-la, aplicando-a , para depois fazer críticas. Não fazer a crítica por crítica, mas formular opiniões. Desta forma conquistaremos pouco a pouco um documento de orientação que dialoga de verdade com a educação que confiamos e desejamos para as nossas crianças.

O que pode acontecer com os livros do PNLD Educação Infantil, o mesmo que acontecerá com a BNCC ela nunca será nossa e nunca nos sentiremos envolvidos.

Observe, o fato de possuímos um PNLD direcionado para a Educação Infantil é um grande triunfo para esta etapa recente da educação básica: fomos reconhecidos pelo MEC. O programa espera investir na formação dos professores, pretendendo deixa de lado o “apostilado” para crianças, só isso já merece um reconhecimento e prestigio de todos os profissionais da Educação Infantil.