''POR TRAZ DE UM SOFRIMENTO COLETIVO SEMPRE TEM UMA RAZÃO PRAGMÁTICA''

Por ELIANE LISBOA | 04/05/2016 | Resumos

"POR TRAZ DE UM SOFRIMENTO COLETIVO SEMPRE TEM UMA RAZÃO PRAGMÁTICA" (LISBOA. E.A, 2016)

FOUCAULT. M. O Nascimento da Medicina Social. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014;

CAPRA, F. O Modelo Biomédico in: CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 2005;

RESUMO:
Razão de como e por que devemos unir ideias para se tornar pessoas, mas organizadas e socialmente incluídas dentro de um conceito saudável, mental e físico.
Como entender algo ou pessoas e até mesmo uma sociedade aparentemente organizada? Como se iniciar um programa de bem estar social de toda uma nação? Dê que forma a saúde de alguns indivíduos podem afetar contextos políticos e organizacionais extremamente prejudiciais a uma nação?
É que a partir desse paradigma se torna possível trazer uma ordenação positivista. E assim podemos citar como surgiu e como foi constituída a medicina social. Antes mesmo da Alemanha se tornar um estado, foi necessário passar por todo um processo de transição decadente a modelo de sociedade organizada. Como foi possível dividir objetos de interesses individualistas para colocar em prática a concepção de bem estar físico e social. A predominância no controle sobre os indivíduos demonstra que se a posição social não se diferenciava em termos de saúde, pois aparentemente ele se dividia pela força do poder econômico. Mas a que se tornou característico na Alemanha foi à forma de se conseguir recursos gerais para um bom funcionamento estatal da sociedade.
Tendo-se em vista a maior problemática que era a estagnação econômica, e depois do século XVII ela renasce dispondo de um sistema operacional classificativo.
Primeiro observar, qualificar, quantificar e assim ordenar. Desde os casos de nascimento e até os registros de morbidade para se evitar epidemias e anomalias de uma cidade para outra. Segundo ordenar práticas médicas tendo a noção de se fazer útil ao doente.
Conseguinte as informações na realização de formas de tratamento nomeando o médico como administrador de todo esse sistema. Assim reconhecido e normatizado dentro do saber médico, o poder governamental integrou esses profissionais no sistema administrativo.

Artigo completo: