Por que o céu é azul?

Por Luiz Felippe Salemi | 07/08/2009 | Sociedade

Por: Luiz Felippe Salemi e Jadson Dezincourt Dias

Por que o céu é azul?

Ao observamos o céu, notamos que o mesmo é azul. É comum associarmos essa cor ao céu. Mas por que o céu é azul?

Você provavelmente já se deparou com as cores de um arco-íris. Essas cores representam parte da radiação emitida pelo sol que é visível aos nossos olhos (ver Figura abaixo). Por esse motivo, ela é denominada luz visível ("visible light" em inglês) ou mais precisamente comprimentos de onda ("wavelength" em inglês) na região do visível já que outras ondas emitidas pelo sol, como os raios ultravioleta, nós não conseguimos ver.

Quando a radiação do sol entra na atmosfera do nosso planeta, ao interagir com os gases ela sofre dispersão (absorção, reflexão e desvio). Devido ao fato das moléculas de ar serem muito menores do que os comprimentos de ondas da radiação do sol na porção do visível, elas interagem (dispersam) muito mais os menores comprimentos de onda da porção visível, ou seja, o azul. Desse modo, quando observamos o céu durante um dia de sol, a luz azul que sofre a dispersão atinge nossos olhos em todas as direções, tornando o mesmo azul aos nossos olhos.


Produzido a partir de:

AHRENS, C.D. Essentials of Meteorology: an invitation to the atmosphere. 3a Edição. London: Cengage Learning, 2000. 454p.