Por que levar o teatro para sua empresa

Por Sonia Sanches | 20/09/2012 | Cursos

É comum que pessoas procurem, individualmente, pelo teatro como forma de desenvolver melhor a comunicação. Muitas vezes indicado para crianças introvertidas, o teatro ensina a socialização por meio do autoconhecimento, e embora aconselhado normalmente para crianças, não depende de idade para que os benefícios sejam realizados.

Há algum tempo, o teatro também foi levado para empresas, de uma forma coletiva, para auxiliar na comunicação entre os funcionários. Embora pareça improvável para alguns, unir o ambiente artístico ao administrativo, o teatro se tornou a ferramenta ideal para transformar formatos datados de comunicação como palestras e simpósios, que muitas vezes deixam os funcionários cansados e pouco atentos.

O serviço é realizado, por parte de uma companhia de teatro, junto com a empresa, visando desenvolver métodos para cada caso especifico, otimizando o que já estiver presente na corporação, e através de práticas teatrais ou peças de teatro levar informações aos funcionários, inserindo esquetes e apresentações com temas do cotidiano empresarial no treinamento.

Além de uma forma de treinamento e meio de comunicar os ideais da empresa o teatro para empresas RJ serve como método de motivação aos funcionários, pois a proposta se baseia principalmente em pessoas e sensações para ser desenvolvida. O compromisso do teatro nas empresas não é de descontrair o ambiente, embora esse benefício seja anexado ao programa, mas sim de passar informações  e esclarecimentos sobre a empresa para seus colaboradores.

Além disso, as principais reações ao teatro também são desenvolvidas dentro da companhia, dependendo do método escolhido, a melhora na comunicação entre os funcionários fica clara, pois o trabalho de voz e corpo estimula o conhecimento e melhora, consideravelmente, a atenção e empatia com o outro. O teatro estimula o sentimento de grupo dentro do ambiente de trabalho, que é essencial para o funcionamento de equipes, ou mesmo de hierarquias, onde a individualismo pode atrapalhar.

Na maioria das vezes o relato de funcionários que tiveram experiência com o processo Teatro em empresa Rio de Janeiro ajuda também aos diretores entenderem a realidade empresarial. Não que isso seja uma novidade propriamente dita, pois nos seus primórdios, o teatro é principalmente uma forma de satirizar acontecimentos cotidianos e gerar uma conscientização através da identificação com os personagens, como é possível notar ainda hoje através de livros como O Auto da Barca do Inferno e A Divina Comédia, conhecido como o Inferno de Dante, que condenavam práticas das sociedades das épocas dos respectivos autores.