Poluição: A Inimiga do Homem

Por Silas Dumont Pires Horta | 21/11/2009 | Ambiental

Poluição refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste.

Podemos citar alguns exemplos de poluição como poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não-biodegradáveis, por derramamento de petróleo entre outros.

A Revolução Industrial, trazendo consigo a urbanização e a industrialização,e a consolidação do capitalismo, propiciado por este momento histórico, o incentivo à produção e acúmulo de riquezas, aliada à necessidade aparente de se adquirir produtos novos a todo o momento, fez com que a idéia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais.

Nas grandes cidades hoje a poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fosseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e gás carbônico na atmosfera.

Há outros problemas gerados pela poluição, nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, alergias e asma levam milhares de pessoas para os hospitais. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta.
Assim, para que consigamos garantir um futuro digno ao nosso planeta, devemos repensar nossa forma de nos relacionarmos com o mundo.