Podemos Perder A Salvação?

Por Jonatas Ferreira Padilha | 05/03/2013 | Bíblia

Esse assunto é muito debatido e controverso (não precisava ser).                                        As várias dúvidas em relação ao assunto são mais por falta do dom gratuito de Deus, a FÉ, do que por revelação propriamente dita.
Realmente é compreensível, vejamos deste ângulo humano, imagine você sendo preso em flagrante e ao ser julgado o juiz, o mesmo te absolve. Pelo simples fato de você ter ficado amigo íntimo do advogado de defesa, que por sinal é filho dele. Do ponto de vista humano, isso no mínimo é algo estranho, você lidaria facilmente com essa ideia?
Sendo a salvação um ato monérgico, pela plena graça de DEUS, justamente para que ninguém tome glórias sobre si e também porque o homem é incapaz de salvar-se, pois é uma enorme incoerência pensarmos que podemos nos salvar, isto tornaria CRISTO dispensável. Por isso temos dificuldades de entender que a salvação não vem de nós, é dom de Deus, não depende do esforço humano para que ninguém se glorie (Efésios 2 : , nem mesmo a FÉ é nossa, o homem não produz FÉ, tudo é DELE, eu entro nessa com o meu pecado!
Quando você Nasce de Novo é impossível haver separação de DEUS (João 10 : 29), o Espírito Santo se torna responsável por te conservar integro para a volta do Senhor, isso é graça plena! Somos atraídos no corpo de CRISTO na cruz (João 12 : 32) para sermos mortos e separados do pecado (Romanos 6 : 6), após mortos, Nova Vida em Cristo Jesus, onde ELE mesmo vem habitar em mim (Romanos 6 : 8 e Gálatas 2 : 20), essa é a verdade completa do evangelho, o evangelho que resolve, que funciona, que nos separa do pecado (João 8 : 24). Pensar que você pode perder essa maravilhosa obra, conquistada por Cristo na Cruz é duvidar do poder do Espírito Santo, da obra de CRISTO e que o Pai possa te manter fiel até o fim.
O justo vive pela fé! – Declare essas verdades!
Nós temos que viver em uma vida de fé e dependência de CRISTO pelo SEU Espírito, pois ELE opera em nós o que é agradável a Deus, ELE mesmo faz a obra em nós (Filipenses 2 : 13).
JESUS CRISTO levou sobre si todos os pecados da humanidade, quando você creu no evangelho, na sua morte e ressurreição em CRISTO, todos os seus pecados fora apagados, crucificados.
Como isso é possível se Jesus morreu quase dois mil anos atrás? Como a obra redentora pode me alcançar até hoje?
Isso é obra espiritual, não podemos entender com nossa mera racionalidade e lógica humana. É por fé, crendo que o Pai ressuscitou CRISTO dentre os mortos, crendo que eu fui atraído que lá também morri para o mundo e meus pecados, pois o sangue de Jesus se estende eternamente por todas as gerações, por toda a terra e ao ressuscitar se tornou Sacerdote Eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia!
Que dom maravilhoso esse do Pai para a raça adâmica.. Tão maravilhoso que temos até dificuldade de compreender e recebê-la, pois somos cheios de conceitos bons a nosso respeito, nos julgamos bons, dignos e merecedores do céu, porém merecíamos o inferno, mas o PAI por amor, graça e misericórdia, nós dá o céu, pelo seu amado Filho.
Agora pense, será que Jesus morreu apenas para perdoar seus pecados do passado? Será que este poder é limitado? Claro que não! Deus te vê da perspectiva de Eternidade, ELE vê sua vida toda, então quando JESUS morreu na cruz ele estava perdoando todos os pecados da sua vida. Todos! E toda a humanidade presente, passada e futura. Basta crer!
Logo não existe mais nenhuma condenação pra você, a sua nota promissória foi rasgada, o caderninho de fiado foi cancelado e isso foi cravado na cruz (Colossenses 2 : 14).
Entendendo que você nasceu de novo e não é mais um incrédulo, um pecador compulsivo, livre da natureza adâmica, você passa a ser um cidadão celestial, apenas um peregrino nesta terra, porém com a natureza terrena em sua carne, a qual sempre a levará a cometer transgressões involuntárias (mas não mais pecado para a morte, não mais vida em pecado deliberado), pois a incredulidade em CRISTO´, que era árvore do pecado em você foi arrancada (João 16 : 9), seus acidentes de percurso encontraram defesa no supremo advogado. Ao Nascer de Novo, a nova criatura não encontra mais prazer no pecado e entre a vontade terrena (tentação) e a vontade de DEUS, passamos ter o poder de optar pela vontade de DEUS, isso é a maravilhosa dependência de DEUS, mas livres do pecado em CRISTO JESUS.
Não somos mais escravos, somos livres!
Então posso pecar à vontade já que todos os meus pecados estão perdoados?
Existe esta opção, não fomos feitos robôs, porém minha nova natureza não vai querer pecar, ela fugirá do pecado; quando antes ela corria ao encontro do pecado. Por isso posso afirmar que você pode avaliar se sua experiência de salvação foi real ou se foi emocionalismo religioso, pois ao observar para que lado estamos pendemos, sabemos qual a nossa real filiação (I João 3 : 8 a 10). O Espírito Santo que está dentro de você tira seu prazer pelo pecado e te conduz a uma vida de santidade. Andai em Espírito e não fareis as vontades da carne, mortificando diariamente nossa natureza terrena (II Coríntios 4 : 10).
Esse é o segredo, essa é a vitória que vence o mundo, vence o pecado, vence a nós mesmos: A FÉ em CRISTO!
Não viva com medo e atemorizado, se você crer que Jesus morreu e te livrou do pecado, uma plenitude de paz, um maravilhoso poder virá sobre você, te dando uma vida vitoriosa e te conduzindo ao Céu.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
(João 3 : 16)