POBREZA E A VIOLÊNCIA NO BRASIL

Por Simoneide Alves de Souza | 27/06/2011 | Educação

Um dos fatores do aumento da pobreza é a queda nos preços d e supermercados que em vários países são a principal fonte da renda, alguns acreditam que é a única saída para a redução da pobreza. Vivenciamos no país a falta de empregos, pessoas bastantes carentes, algumas delas vivendo em favelas, mais precisamente em cidades grandes como por exemplo Rio de Janeiro e São Paulo que são as duas metrópoles, como todos nós conhecemos os problemas: desemprego, custo de vida elevado, favelização, poluição, precariedade no atendimento de saúde e o aumento da violência urbana.
A violência urbana é uma enfermidade contagiosa. Embora possa acometer indivíduos vulneráveis em todas as classes sociais, é nos bairros pobres que são adquirida características epidêmicas. A incidência nem sempre é crescente, mudança de fatores ambientais e medidas mais eficazes da repressão, por exemplo, podem interferir em escalas. Outro fato grave ocorre no país de grande porte como, por exemplo: São Paulo é o comportamento violento, crianças que apanham que foram abusadas sexualmente, humilhadas ou desprezadas nos primeiros anos de vida vemos também que crianças dormem embaixo da marquise, ou seja, em estação de metrô.
Só teremos tranqüilidade nas ruas quando entendermos que depende do envolvimento de cada um de nos na educação destas crianças nascidas em periferias.