POBRES E RICOS
Por Arão Marques da SILVA | 17/10/2010 | FilosofiaDisciplina: Educação para a Cidadania
Docente: Arão Marques da Silva 1
Competências e habilidades:Possibilitar a construção do conceito de consciência social ecológica entre os estudantes, transformando-os em um consumidor consciente. Compreender que a organização da sociedade pode oferecer oportunidade ou agravar os processos socioeconômicos e causar a exclusão social.
Ricos e Pobres
"[...] O mundo já foi comparado com uma espaçonave dividida em classes. Menos de uma quinta parte da população mundial viaja confortavelmente de primeira classe e consome 80% dos recursos naturais disponíveis. A maioria dos passageiros (...) os povos dos países pobres, onde vivem 80% da população mundial (...) ocupa o compartimento de carga e consome os 20% restantes. Três em cada quatro passageiros do compartimento de carga padecem de fome e desnutrição. Três em cada quatro não têm acesso adequado à água e vivem sem conforto algum [...]" {dados de O desafio do desenvolvimento sustentável, Brasília: Cima, 1991}.
A diferença na qualidade de vida entre uns e outros aumenta a cada dia. Isso acontece, entre outras razões, porque nas compras e vendas de produtos entre países ricos e pobres os ricos sempre ganham mais e os pobres sempre menos. O Brasil recebe cada vez menos pelos produtos agrícolas e matérias-primas que exporta e paga cada vez mais pelos produtos que importa, e que são necessários ao seu desenvolvimento.
A maneira como a sociedade está organizada para produzir e desfrutar do progresso não são as mesmas em ambas as partes do mundo. As dificuldades criadas pelo Primeiro Mundo ao crescimento do Terceiro Mundo levam os países pobres a degradar ainda mais sua qualidade de vida e a destruir mais velozmente seus recursos naturais. Para conseguir dólares com que compram produtos do Primeiro Mundo, o Brasil destrói florestas para plantar eucalipto e exportar celulose".
Atlas do meio ambiente do Brasil. Brasília: Embrapa/ Terra Viva, 1996. p. 136-137.
Sugestão para discutir o texto:
1. Explique, por que os países pobres tendem a degradar ainda mais sua qualidade de vida e seus recursos naturais?
2. Que ações podemos realizar para preservar ou conservar para as gerações futuras os recursos naturais?
3. Quais seriam as soluções possíveis para o problema do consumismo e do desperdício?
4. Você é um consumidor consciente?
1 Pós-graduado latu-sensu em Tecnologias Linguagem e Educação Inclusiva (UFPA 2006-2008) e Cientista Social (UFPA 2001-2006).