Ploeg, Jan Douwe Van Der - Sete teses sobre agricultura camponesa
Por Mara Pereira da Silva | 13/04/2012 | AmbientalPLOEG,Jan Douwe Van der - Sete teses sobre agricultura camponesa
A agricultura familiar tem se fortalecido e se multiplicado. A família rural tem tentado sobreviver sem perder a sua autonomia,levando uma vida de lutas por mudanças no modelo agrícola brasileiro.
Em detrimento do modelo de produção agrícola em larga escala, que gera concentração de terra e alimentos com alto grau de agrotóxicos, a via campesina tem defendido a agroecologia. De acordo com Jan Ploeg ao se referir a agricultura camponesa diz:
“ ... a agricultura camponesa é fortemente baseada no capital ecológico (especialmente a natureza viva), enquanto a agricultura empresarial afasta-se progressivamente da natureza.”p.17
A agricultura empresarial,ligada ao agronegócio só produz alimentos com veneno,a mesma visa apenas o lucro,distanciando-se da mãe natureza e prejudicando a saúde do ser humano, è uma agricultura de interesses.
Na luta em defesa da agroecologia, os camponeses exigem Reforma Agrária, possibilitando uma maior distribuição de terras,sendo um tropeço no modelo do agronegócio que só visa a exportação. Sendo assim o autor diz“ Em termos quantitativos, os camponeses são a maior parcela, se não a maioria esmagadora da população agrícola do mundo.P.17
A agricultura familiar traz como ponto de partida a produção de alimentos principais para a vida ocasionando diversos fatores que contribuem para o progresso na área rural. Pensando nisso, Ploeg fala:“É enorme e indispensável sua produção para a produção de alimentos, a geração de emprego e renda, a sustentabilidade e o desenvolvimento de um modo geral.”
Para que a agroecologia ocorra em uma escala maior, é preciso que sejam desenvolvidas políticas publicas que venham contribuir na maior valorização da agricultura familiar no Brasil.