Plantando cana-de-açúcar até sobre a rocha
Por Luiz Felippe Salemi | 14/09/2009 | AdmPlantando cana-de-açúcar até sobre a rocha
A cultura de cana-de-açúcar sempre teve importância na produção agrícola do Estado de São Paulo. Em muitos locais, a cana é plantada, muitas vezes, diretamente sobre a rocha popularmente chamada de "pedra". Como isso é possível?
O plantio de cana diretamente sobre a "pedra", ou melhor, sobre a rocha ocorre em áreas com afloramentos de rochas sedimentares. Essas rochas são, geralmente, arenitos, siltitos e folhelhos. Por serem materiais friáveis, isto é, materiais passíveis de se reduzirem a menores fragmentos (pedaços), é possível realizar plantios de cana, ou mesmo de outras culturas, em regiões com afloramentos de rochas sedimentares como as anteriormente citadas ou em regiões de solo rasos originados dessas rochas citadas. Por essa característica desses matérias, é possível, no caso da cana, realizar o preparo de sulcos ("sulcamento") que precede o plantio. No caso de outras culturas, devido ao mesmo motivo, é possível trabalhar a rocha com os implementos agrícolas.
No entanto, vale observar que solos rasos e afloramentos rochosos geralmente são regiões em que há baixa capacidade de infiltração de água no material poroso (seja rocha ou solo). Desse modo, essas áreas estão propensas a gerarem escoamento superficial (conhecido popularmente como "enxurrada") e, assim, há altos riscos de erosão. O uso do solo mais recomendado nessas áreas não é o uso agrícola, mas sim, usos que mantenham a cobertura natural dos solos que, geralmente, são florestas. No caso de haver rocha, o mesmo deve ser feito com as áreas de solo ao redor do afloramento.
Preparado a partir de:
FIORIO, P.R.; DEMATTÊ, J.A.M.; MELÉM JÚNIOR, N.J.; MAZZA, J.A. Potencialidade do uso da terra na microbacia hidrográfica do córrego do ceveiro na região de Piracicaba. Scientia Agrícola, v.56, p.1273-1280, 1999.