Plano de Negócios Para uma empresa de Transportes Públicos

Por Elaine Caroline Hashiguchi | 20/12/2016 | Adm


1. SUMÁRIO EXECUTIVO

A criação de uma empresa de transportes coletivos tem como principal vantagem o setor ser específico na modalidade de transporte de pessoas, em Porto Feliz, estado de São Paulo, a cidade conta com apenas uma empresa oferecendo este serviço, visto que para a contratação de serviços de circulares urbanos deve-se utilizar de processo licitatório através de órgãos públicos no caso a prefeitura de Porto Feliz.
No decorrer dos últimos anos, pôde-se perceber uma grande inviabilidade nas vias públicas da cidade, isso se deve ao grande aumento da circulação de veículos individuais e também a indisposição dos órgãos competentes em melhorar tais vias de forma que já são ultrapassadas e não correspondem às normas de vias públicas e à demanda populacional.
Porto Feliz, é uma cidade histórica, com traços modernos, suas vias foram adaptadas de forma inadequada à circulação de pessoas e veículos, gerando grandes transtornos à população Portofelicense, o índice populacional é de aproximadamente 50 mil habitantes e a cidade vem crescendo de forma desmoderada e com pouco planejamento público.
É de grande necessidade que haja o interesse dos órgãos competentes em contratar novos serviços de transporte urbano visto que isso melhoraria de forma significativa a qualidade de vida da população e a qualidade de mobilidade urbana na cidade.
O objetivo da nossa empresa é oferecer serviço de transporte coletivo com qualidade, conforto e segurança com destaque em itinerários previamente estudados e implantados especificamente para a cidade Portofelicense.
De acordo com o plano de negócios teremos um retorno do capital investido em 10 anos com uma taxa de remuneração Social de 49% ao ano.
Todos os detalhes referentes a este plano de negócios (produto, serviço, preço, distribuição, estratégias de mercado e público alvo) encontram-se a seguir.
Esperamos contar com a aprovação de todos, e estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente, Membros da Diretoria.

2. ESTRUTURAÇÃO DO NEGÓCIO

2.1. Nome do projeto:

Empresa de transporte coletivo: Viação Progresso Empresa de transporte de passageiros na modalidade circular urbano.

2.2. Missão do negócio:

Nossa missão é fazer o transporte de pessoas com qualidade, conforto, segurança e melhorar a mobilidade urbana na cidade onde atuamos.

2.3. Visão do negócio

Queremos ser reconhecidos na cidade de atuação como uma ótima opção de substituição à transportes individuais.
2.4. Valores do negócio Respeito no atendimento aos passageiros;
Respeito ao meio ambiente;
Custo x Benefício para os clientes;
Ética profissional.

3. ANÁLISE DE MERCADO

3.1. Análise dos fatores externos

TENDÊNCIA OPORTUNIDADE AMEAÇAS Setor responsável por 3,5% do PIB Brasileiro.
De 90 milhões de viagens terrestres realizadas, 92% utilizam o ônibus como meio de transporte.
Queda de demanda de 2% ao ano e 40% nos
últimos cinco anos.
O MPU é obrigatório por lei para cidades com mais de 20 mil habitantes, não apresentá-lo impede que a cidade receba recursos da OGU.
Priorizar no espaço viário o transporte coletivo com relação ao transporte individual. (Lei Complementar nº 78/2006) Nenhum incentivo de órgãos públicos com relação ao transporte coletivo na cidade de Porto Feliz.
Controle e redução dos níveis de poluentes no ambiente urbano.
Estímulo à substituição de frotas antigas de transportes coletivos por veículos que utilizem tecnologia limpa. (Lei complementar nº 78/2006) Infelizmente a lei não saiu do papel.
Instituição de bilhete único (Lei nº 432/2008) Não identificada oportunidade.
Redução de usuários por não conseguir trocar o bilhete por outro serviço.
Softwares de Localização Identificação da frota e informações passadas aos usuários em tempo real.
Não identificada ameaça.

3.2. Descrição dos serviços

A Viação Progresso realizará na cidade de Porto Feliz o serviço de transporte circular urbano, este tipo de serviço é realizado através da venda de passagens para a realização de determinados trajetos dentro da área urbana, com horários definidos pela empresa.

3.3. Diferenciais competitivos

3.4. Análise dos clientes

A pesquisa realizada com usuários atuais de transportes coletivos revelou que os clientes buscam maior pontualidade nos serviços, qualidade, segurança, preços mais competitivos e maior rotatividade de horários.

3.5. Situação atual do mercado atuante

A cidade de Porto Feliz conta atualmente com 7 linhas de ônibus circular urbano, sendo todos da mesma empresa. A Viação Progresso tomou a iniciativa de entrar em contato com a empresa atuante no mercado, para maiores informações sobre a situação da demanda, frequência de manutenção das frotas, entre outros assuntos, neste contato foi-se observado que não há nenhum incentivo público com relação ao transporte coletivo na cidade, a empresa contratada por licitação tem lutado para que os direitos dos usuários sejam garantidos, infelizmente sem muito sucesso.
As dificuldades no setor são muitas, a falta de investimento em infraestrutura municipal resulta no aumento de custos de transportes.

4. ANÁLISE DE FORNECEDORES

Nossa meta é buscar fornecedores que se enquadram no perfil de melhor parceiro estratégico de mercado, a empresa sempre procurará dar preferência aos fornecedores locais, visando também a melhoria no setor econômico municipal.

5. AMEAÇA DA ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES

Devido à necessidade de um alto investimento, foi-se verificado que a entrada de novos concorrentes no mercado está em baixa.

6. RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES

A viação Progresso não possui nenhuma intenção em ter atritos com a empresa atuante no mercado, pois o nosso objetivo é gerar uma melhoria no transporte coletivo da cidade, visando isto, a empresa verifica a necessidade de fazer parcerias, pois a demanda urbana Portofelicense é baixa e as necessidades de mobilidade urbana são altas.


7. ESTRUTURA DA EMPRESA

A empresa optou por alugar um espaço próximo ao terminal rodoviário de Porto Feliz, em uma área de aproximadamente 2.500 m², estruturados fisicamente para empresa de ônibus, distribuídos em:
? 300 m² reservados para oficina
? 70 m² para área de administração
? 2130 m² para garagem O contrato de aluguel foi firmado com prazo indeterminado por um valor de R$ 10 mil (dez mil reais) mensais, sendo a locadora responsável pela reforma inicial e adequação do local para a realização de nossos serviços.
A empresa empregará cerca de 107 colaboradores, distribuídos em administrativo e operacional.
Como opção da empresa, os serviços de manutenção serão realizados por uma empresa terceirizada que seja especializada e atenda todas as especificações exigidas na legislação, como a empresa conta com uma pequena oficina, contará com serviços mecânicos básicos, como troca de pneus, lubrificantes, etc.

8. TARIFA

A base de cálculo tarifária para ônibus está baseada na metodologia desenvolvida pela GEIPOT (empresa Brasileira de gerenciamento de transportes), e consiste na divisão dos custos totais da prestação de serviços pelo total de passageiros transportados por quilômetro, acrescidos de tributos aplicados.
A equação utilizada para se chegar à tarifa da empresa foi:

[...]

Artigo completo: