Planejando a época de plantio em solos argilosos e arenosos visando ter ótima disponibilidade de água para as plantas
Por Luiz Felippe Salemi | 31/08/2009 | AdmPlanejando a época de plantio em solos argilosos e arenosos visando ter ótima disponibilidade de água para as plantas
Se o agricultor contém em sua área solos argilosos e arenosos. Qual deles deve ser preparado para o plantio primeiro visando ter ótima disponibilidade hídrica para a planta?
O primeiro passo para responder essa pergunta é entender a distribuição de chuvas ao longo do ano. Suponhamos que a época úmida (maior pluviosidade) seja do mês de janeiro ao mês de março. Levando-se em conta que na propriedade rural há solos argilosos e arenosos, deve-se iniciar o plantio primeiramente nos argilosos e terminar essa atividade nos solos arenosos.
Mas por que essa seqüência?
Essa seqüência se deve ao fato de solos argilosos reterem muito mais água do que os arenosos. No entanto, isso não quer dizer que os solos argilosos possuem mais água disponível para a planta do que os argilosos. Na realidade, os solos argilosos precisam receber maiores volumes de água para, após um tempo, terem água disponível para a planta. Isso ocorre em virtude da força com que a água é retida nesses solos. Quando há pouca água, a água do solo está sendo fortemente retida pelos minerais, não estando disponível para a planta. Já quando o solo possui mais água, ela está disponível para a planta, podendo então esta usá-la para a transpiração. Frente a isso, pode-se dizer o contrário para os solos arenosos. Eles, por possuírem pouca quantidade de argila, logo atingem quantidades de água acima daquela em que a água está fortemente retida nos minerais. Assim, rapidamente esses solos atingem um teor umidade suficientes para que haja água disponível para a planta.
Desse modo, o solo argiloso já deve ter recebido as sementes antes do período chuvoso para que elas possam germinar e vegetar sem restrição de água. Já o arenoso pode receber as sementes um pouco mais tardiamente. Isso tudo devido às características do solo (textura) que dita a rapidez com que a água da chuva estará disponível à planta. Como vimos, o solos argilosos demoram um pouco mais para permitir que a água do solo esteja disponível às plantas do que os arenosos.
Logicamente, não se deve, de maneira alguma, esquecer a conservação do solo, já que os solos arenosos possuem maior erodibilidade que os argilosos. Assim, deve-se manter esse recurso sempre coberto por material orgânico evitando então a erosão.
Assim, nota-se como é importante reconhecer e entender o solo para usá-lo de maneira racional.