Planejamento Estratégico, afinal o que é?

Por Thayane Fidelis de Aquino | 31/08/2011 | Adm

Há muitas empresas no mercado, que existem mas não tem consciência de sua missão corporativa. Outras, já estão no mercado há algum tempo, mas não conseguem ser competitivas e lucrativas.
Isto muitas vezes é fruto da abertura intuitiva de um negócio, que no início consegue se manter com vendas razoáveis, mas com o passar do tempo não se mantém sustentável. E é neste momento, que os empresários tentam buscar uma solução para reposicionar a sua empresa de forma competitiva.
Para equalizarmos os conceitos, o posicionamento é a identidade da empresa. É a forma pela qual sua imagem e reputação são reconhecidas no mercado. É a estratégia institucional que sua empresa adota para ser reconhecida e lembrada como referência na mente dos consumidores. É o posicionamento estratégico que gera valor à sua marca.
O reposicionamento de mercado é realinhamento e análise das estratégias atuais adotadas por uma empresa, que tem interesse em se tornar mais competitiva podendo até mudar de mercado alvo, aproveitar novas oportunidades ou filões de mercado ou rever sua forma de atuação que muitas vezes não está gerando os retornos esperados, onde busca desenvolver estratégias com diferenciais competitivos para fidelizar e atrair novos públicos. Através de estratégias de reposicionamento, marcas esquecidas pelos consumidores ou sem grande expressão, são revigoradas e voltam muitas vezes mais fortes e para fazer uma nova história. Ex.: Havainas, Hering, Pepsi, dentre outras.
Para que este reposicionamento seja eficiente, é preciso um estudo aprofundado tanto internamente na organização, quanto no ambiente externo, o mercado.
É preciso aprofundar no conhecimento dos principais players de mercado e repensar as estratégias da organização a curto, médio e longo prazo.
É preciso também repensar a Missão, Visão e Valores da empresa, alinhar e realinhar as estratégias e traçar os objetivos que a organização almeja alcançar.
A este conjunto de ações estrategicamente planejadas, nós chamamos de Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico consiste no desenvolvimento e na manutenção dos objetivos da empresa e de suas competências com visão holística para as mutáveis oportunidades de mercado. Baseia-se no desenvolvimento de uma missão institucional clara, de metas e objetivos viáveis, de uma estratégia bem elaborada e bem embasada em informações concisas, para uma implantação adequada e bem sucedida, com foco num posicionamento eficaz de seu negócio, refletindo em maior competitividade através da diferenciação inteligente de serviços e na geração de mais negócios espontâneos através do reconhecimento de sua marca pelo público alvo que deseja atingir.

O Planejamento Estratégico posiciona e direciona a empresa para "FOCAR" em seus objetivos e para garantir e superar os "RESULTADOS" almejados.

Benefícios do Planejamento Estratégico para sua empresa
Possibilita visão holística dos negócios e do mercado.
Define o posicionamento de mercado.
Aumenta a competitividade.
Melhora a comunicação.
Aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões.
Maior comprometimento e envolvimento da equipe.
Direção única para todos.
Melhora o relacionamento da organização com seu ambiente interno e externo.
Aumento do desempenho com uma equipe alinhada focada em resultados positivos.
Aumenta a lucratividade.

"Nem sempre ter dinheiro é o fator principal para abrir uma nova empresa ou construir uma nova marca. Segundo dados do SEBRAE 27% das novas empresas no Brasil fecham as portas antes de completar um ano, isso porque falta planejamento, plano de negócio, mapeamento de mercado e Estratégias de Marketing."

Thayane Fidelis de Aquino
Consultora de Marketing e Vendas
www.asaestrategias.com.br