Piso de Borracha X Piso Vinílico

Por Roberto Seixas | 11/04/2013 | Família

As casas precisam ser acolhedoras para seus moradores. E para isso é impossível não pensar no tipo de piso que embeleze os ambientes. Para residências com crianças e idosos, há dois tipos de pisos mais indicados: o piso de borracha e o vinílico. As duas opções são macias e, em casos de tombos, absorvem a força do impacto.

O piso de borracha pode ser encontrado em manta com diversas espessuras e formatos. É indicado para o revestimento de áreas internas livres de umidade. A grande vantagem desse material é o conforto estético e a segurança proporcionada. Por ser antiderrapante, o uso é indicado em residências crianças e idosos.
Já no âmbito comercial, os pisos de borracha podem ser aplicados em lojas, hospitais, consultórios, academias, playgrounds e asilos. Uma excelente vantagem da aplicação de um piso de borracha está na limpeza: é possível lavar apenas com detergente comum, diluído em água.

Há também a opção mais barata: o piso vinílico. Fabricado a partir de materiais recicláveis e à base de PVC, o piso vinílico tem uma variedade infinita de cores, texturas e apresentações. A apresentação mais procurada é dos desenhos com tons amadeirados.

Por causa do apelo estético, o piso vinílico também tem outros padrões e desenhos, todos bem elegantes. O preço é bem em conta, pode ser encontrado a partir de R$ 25 o metro quadrado. A instalação é um pouco trabalhosa e demanda colagem no contra-piso ou em outro revestimento igualmente nivelado.

A grande desvantagem do vinílico é na hora da limpeza. Os modelos com mais ranhuras são mais difíceis na hora de limpar, pois podem acumular sujeiras que vão precisar de um cuidado a mais. Nesse quesito, o piso de borracha oferece mais praticidade e apresenta grande durabilidade.