Pesquisa Exploratória - Presença Digital e Produção de Conteúdo do Segmento da Beleza no Cariri

Por Cicero Leonardo Fernandes Dantas | 29/10/2017 | Educação

SUMÁRIO

  1. Problema.......................................................................................................03
  2. Justifictiva......................................................................................................04
  3. Fundamentação Teórica..................................................................................05
  4. Objetivos da Pesquisa....................................................................................06
  5. Formulação da Hipótese.................................................................................07
  6. Definição do Plano.........................................................................................08
  7. Especificação da Amostra..............................................................................09
  8. Referências...................................................................................................10

Introdução

É comum todos os seres humanos estarem envolvidos por conteúdos diversos em todos os aspéctos e momentos da vida.

Desta forma entende-se que a evolução do marketing é de imediato a ERA DA CRIAÇÃO, a era da produção de conteúdo, este conteúdo tem papel fundamental na atração, retenção e desenvolvimento de relacionamento duradouro com a marca,  "nada mais de empurrar seus produtos para vender. A estratégia agora é atrair seus clientes para eles mesmo decidirem comprar", comenta Thaisy Sluszz, CEO da Conteúdo e Cia.

É este o momento de envolver o cliente, momento ideal para satisfazê-lo através de conteúdo de seu interesse, direcionar, focar, se tornar íntimo, estar cada vez mais próximo ao ponto de se confundir com o próprio clinte, afinal, somente com a visão do mesmo é que se pode melhorar, aprimorar e fidelizar toda a operação.

Quando falamos em Era da Criação, automaticamente nos referimos a mídias digitais, o grande desafio é criar maneiras eficientes para despertar interessa, envolver, conduzir o público a uma ação positiva em relaçao a marca.

No Cariri, região sul do estado do Ceará, pode-se observar que grande parte das empresas não se preocupa muito com relacionamento, muitas destas empresas não possuem presença online, às que têm, produzem pouco ou quase nenhum conteúdo, já as que vem a produzir, nãos os produzem profissionalmente, ente-se por produção profissional de conteúdo a produção planificada.

Percebe-se um grande atraso em relação ao Marketing de Conteúdo na região, este atraso diminui a competitividade comercial das marcas da região no meio digital e a capacidade de visibilidade e construção da região do Cariri como marca digital.

Segundo Phillip Kotler (2014), em seu seminário denominado ´´ THE BEST OF PHILLIP KOTLER`` na cidade de São Paulo, Brasil, falou que, os consumidores agora estão no poder e eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia... Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos.

Continua Phillip Kotler:

- Nos dias de hoje apenas vender é estupizer, Seu trabalho não é produzir uma venda, mas criar posse do consumidor...Mudamos do marketing de transação para o marketing de relacionamento...Mais e mais empresas estão focando em fazer mais pelo consumidor.

Ressalta o mesmo que a construção da marca é intimamente ligada ao storytelling - a capacidade de se contar uma boa história. ´´ O pessoal da imprensa se atém a todos os detalhes, sabem selecionar o que é mais importante na construção de uma notícia e sabem se expressar. Essas características são essenciais para quem trabalha com marketing``.

(Phillip Kotler-Seminário ´´ THE BEST OF PHILLIP KOTLER``, Outubro de 2014-São Paulo-Brasil)

Em cima destes conceitos pode-se observar que o cliente agora é o centro da atenção das organizações, nãos mais o produto, pode-se medir o quanto se quer dele, e o que realmente se quer, se apenas vender, ou simplesmente conquistar, transformando-o em seguidor, em fiel escudeiro, o ativo de marketing mais valioso hoje em dia é a atenção do consumidor.

O Objetivo desta pesquisa será o de conhecer e avaliar o conteúdo que esta sendo produzido por empresas e profissionais do segmento da beleza na região do Cariri, analisando o tipo de conteúdo, a qualidade técnica e avaliar as estratégias de marketing envolvidas quansdo for perceptível que houve planificação.

De acordo com o estudo, pode-se mostrar hipóteses como, a falta de profissionais especialistas em marketing de conteúdo na região do Cariri, a carência de conhecimento por parte das empresas do Cariri sobre a existência de desenvolvimento de estratégias de marketing digital, a resistência por parte dos empresários ao mercado digital ou aos profissionais de marketing digital.

 Através da pesquisa pode-se mensurar a qualidade do marketing de conteúdo perado por empresas do setor da beleza na região do Cariri, e todas as informações geradas foram obtidas mediante pesquisa exploratória com 85 participantes do grupo PROFISSIONAIS DA BELEZA NO CARIRI, administrado por Leonardo Dantas, vale ressaltar que este é um grupo formado na plataforma de social media Facebook, e que todos os participantes são profissionais do setor da beleza e estética da região sul do estado do Ceará.

O grupo foi formado prioritariamente para esta pesquisa exploratória.

Metodologia

Definição do Plano de Trabalho Estatístico

Pretende-se através desta pesquisa exploratória proposta desenvolvida através do grupo de Facebook Profissionais da Beleza no Cariri, conhecer que tipo de conteúdo digital esta sendo disponibilizado pelas empresas de beleza na região do Cariri e mensurar a qualidade da produção ofertada.

Análise de Informações:

A mostra foi feita apartir de 85 marcas/empresas/serviços do setor da beleza, membros do grupo de social media Profissionais da Bleza no Cariri, criado exclusivamente para a pesquisa.

Tipo de Conteúdo

Serão avaliados e considerados

  1. TEXTO
  2. FOTO
  3. VIDEO

Objetivo do Conteúdo:

  1. CONTEÚDO COM ESTRATÉGIA (Conteúdo que contem Estratégias de Marketing perceptível)
  2. MÍDIA GRATUITA (Serão considerados mídias gratuitas, conteúdo sem estratégia de marketing perceptível)

 

Legenda:

PESQUISA EXPLORATÓRIA

EM RELAÇÃO AO TIPO DE CONTEÚDO

  • 10% da população analisada produz texto/redação
  • 60% da população analisada produz foto/imagem
  • 30% da população analisada produz vídeo

EM RELAÇÃO AO OBJETIVO DO CONTEÚDO

  • 05% da população analisada produzem conteúdo com uma estratégia de marketing digital perceptível
  • 95% da população analisada produz mídia gratuita

EM RELAÇÃO A ESTRATÉGIAS DE MARKETING PERCEPTÍVEL NA PESQUISA

  • 95% da população analisada que produz conteúdo com estratégia perceptível, produz visando ativação de VENDAS/PROMOÇÕES
  • 05% da população analisada que produz conteúdo com estratégia perceptível, produz visando ativação de FIDELIZAÇÃO

 

Conclusão:

Pôde-se concluir claramente através dos resultados da pesquisa exploratória apresentados acima, que é preciso reagir a inércia ou não preocupação em relação a presença digital, principalmente reagir em relação a recusa clara em inovação para a produção de conteúdos de qualidade e que realmente convertam em fidelização e vendas.

Pôde-se perceber que o intuito das organizações que produzem conteúdo é apenas o de vendas, que na verdade não significa toda a interação que um cliente pode ter com uma marca, as empresas não estão preocupadas em ter um admirador, um fiel escudeiro, alguem que possa vir a ser cliente fiel da marca para todo o sempre, querendo apenas desovar um produto que por muitas vezes esta encalhado, não existe uma preocupação em relação ao relacionamento digital e ao desenvolvimento de estratégias básicas aplicadas a vendas através de meios digitais que hoje chamamos de omnichannel, pois por muitas vezes a venda pode sim começar no meio digital, e finalizar no ponto de vendas, mais claro, com planejamento e fidelização online, sem isto, nada de presença na vida do consumidor.

Conclui-se esta pesquisa deixando claro que Marketing Digital e principalmente Marketing de Conteúdo, objeto da mesma,  devem ser contemplados em orçamento como integrante prioritário na Comunicação Estratégica de Marketing da empresa/marca/organização independente do formato ou tamanho da mesma, uma vez que o cliente precisa não apenas conhecer a existencia de uma marca na região, mais sentir-se atraido, sentir-se parte integrante da cultura da empresa, é preciso para se vender mais, fidelizar, este é o segredo, e uma forma prática, viável e possível é a produção de conteúdo estratégico, planejado, trabalhado em cima de um funil de vendas realmente possível e que gere resultados.

 

Referências: 

Site: http:/tobeguarany.com/internet-no-brasil/

Site: http://www.lume.ufrgs.br/

Artigo O Marketing por conteúdo e os jovens consumidores. Cruz, Viviane Dornelles, 2014.

KOTLER, P, KARTAJAYA, H. SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

ADOLPHO, C. Os 8 P´s do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011.

GABRIEL, M. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2010.

TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009.

LIMEIRA, T.M.V. E-Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007.

CHURCHILL, Gilbert. PETER, J. Paul. Marketing: Criando Valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.