Pesquisa de Clima

Por Nayara Vieira de Sousa | 05/10/2012 | Adm

O clima organizacional é composto por pessoas que se relacionam dia – a - dia uma com as outras em uma organização, podendo defini – los como colaboradores, clientes ou fornecedores internos e externos. Com isso, surgem tipos de clima na organização. São eles: desumano, que excessiva importância à tecnologia; clima tenso, que há forte pressão do cumprimento de normas rígidas e burocráticas; clima de tranquilidade, é onde existe plena aceitação dos afetos, se descuidar – se de preceitos e do trabalho.

Uma das principais funções que a organização trabalha são o clima organizacional e suas motivações. O trabalho em equipe nem sempre é fácil, pois as diferenças em opiniões e discordância são constantes, isto é, compartilhar informações, expressar expectativas e cooperar, são atos que podem ajudar ou causar conflito entre pessoas. Pois nem tudo é concordância.

Saber lidar com as divergências entre si e lidar com os outros dentro da organização tendo alto controle é buscar um bom relacionamento em equipe.

Toda organização há sua cultura que forma conjunto de elementos culturais, tradições, crenças, costumes, valores, políticas, estilos gerenciais entre outros. Esses conjuntos são conhecimentos e processos operacionais da própria organização que através da hierarquia fazem com que suas características se diferenciam dos demais.

Ao referimos “clima” é tratado como um grau de satisfação material e emocional das pessoas, podendo influenciar na sua produtividade causando consequências e desvalorizando seu lado emocional, interesses e boa relação entre os outros colaboradores e a organização. Quando uma pesquisa de clima é realizada dentro da organização é uma forma de buscar informações sobre o campo psicológico que envolve no ambiente de trabalho. O estudo de clima são instrumentos administrativos que indicam percepções que podem comprometer o ambiente, por isso é preciso ter melhorias e mudanças qualitativas para organização de seus colaboradores.

É quando a organização não sabendo o que fazer busca a consultoria de recursos humanos para propor ideias com ênfase para chegar a resultados satisfatórios, com o levantamento de um diagnóstico do clima, certificar e entender o que o colaborador quer saber, o que se espera e porque continuam na organização. Esse diagnóstico gerencial orientam as necessidades da organização na tomada de decisões quanto à melhoria e mudanças. A consultoria realiza a pesquisa por meio de questionários que são elaborados através das necessidades de todos os colaborados no seu setor ou através de entrevistas buscando opiniões.

É fundamental que todos estejam de acordo com os interesses de melhoria, pois dependem de ambas as partes para que a mudança ocorra. Com todos cientes o compromisso da consultoria é: a identificação da causa, observando a baixa capitação nas atividades; levantamento das atividades, tempo de tarefa; análise de equipamentos; verificar o uso de ferramentas na produtividade; relatório de produção; o tempo de cada tarefa exercida totalizando horas e erros; pesquisa ao ambiente; esta internamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes; processo de desempenho, onde a empresa capacita o colaborador para desenvolver suas habilidades; e ao finalizar o acompanhamento dos resultados após capitação, aplicar suas competências ao exercitar novas funções.

O principal objetivo da avaliação e os resultados são o início de ações motivacionais para o clima, transparecendo aos colaboradores o desenvolvimento em lideranças e multiplicadores internos. Para a organização os pontos mais importantes a serem focados são: tempo, custo e qualidade / quantidade, por isso é de importâncias certificarem que o clima organizacional corresponde às necessidades da organização e/ou vice – versa.