Personal Trainer: Luxo Ou Necessidade
Por Alessandro Martinez | 08/07/2008 | SaúdeJamais a atividade física esteve tão em voga como nos dias de hoje, isto ocorre, devido à popularização do Personal Trainer (PT). Antes, acessível a alguns privilegiados, como artistas e pessoas com maior poder financeiro.
É fácil arrumar desculpa para deixar a ginástica para depois, ora o tempo está curto demais, ora a academia fica muito longe de casa. Quando esses fatores se tornam um pretexto para não se engajar de verdade numa rotina de exercícios físicos, PT não é um luxo, é uma necessidade.
A principal vantagem em ter um PT está no compromisso, pois a presença do aluno no treinamento afeta o trabalho do PT e vice-versa. Se não houver regularidade não haverá bons resultados, acarretando muitas vezes na desistência do aluno.
Outro fator importante é a segurança, ter alguém que corrija a sua postura, o exercício, ou mesmo a carga, aumenta a confiança no treino, evitando lesões decorrentes de movimentos incorretos, ou com muita sobrecarga.
Com um treinamento individualizado, o PT sabe das necessidades, prioridades e aquilo que o incentiva a continuar e obter melhores resultados. Como mostra o trabalho conduzido por pesquisadores do Laboratório de Performance Humana da Ball State University,EUA , trazendo um dado revelador sobre a diferença que faz o PT. Os alunos que tiveram seus treinos de musculação supervisionados por um instrutor particular ganharam, em média, 30% a mais de força, quando comparados aos malhadores solitários.
Para desfrutar destas vantagens contratar um PT é tão importante quanto escolher um médico ou dentista, pois uma escolha mal feita pode acarretar danos à sua saúde. Assim, antes de fazê-lo, certifique-se de que ele tem formação universitária em educação física, cursos de especialização, verificando também as suas referências, o que é necessário na escolha de um profissional qualificado.