PERFIL DA DOR EM BAILARINOS EM UMA ESCOLA DE DANÇA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS- MA

Por Pedro Henrique Padilha Ferreira | 09/11/2017 | Saúde

Pedro Henrique Padilha Ferreira
Roseana Silva Correa

RESUMO

O presente artigo estudou uma amostra da população geral dos alunos da escola dança, onde se descreveu o perfil da dor dos bailarinos. Foram relacionados, os níveis de dor percebida com a carga horária de treino dos bailarinos, evidenciando o seguimento corporal mais afetado pela dor, e o sexo mais acometido. Foi realizado um estudo descritivo de caráter exploratório. A coleta de dados foi realizada através de um questionário previamente elaborado e aplicado, e explicado pelos pesquisadores, por meio de ida a Escola de Dança Adagio no período de fevereiro de 2017. A partir dos resultados do questionário, os dados coletados foram tabulados, e avaliados pelos pesquisadores. Observou-se que a carga horária semanal dos bailarinos influenciou no nível de dor, esta avaliada através da Escala Visual Analógica (E.V.A). A área do corpo afetada em comum foi do joelho, este analisado pelo mapa corporal de Corlett; e maior nível de dor encontrada foi nos indivíduos sexo masculino, levando em consideração todas as variáveis envolvidas nos questionários. Conclui-se que a partir dos dados encontrados, onde é notável a presença dor nos bailarinos, o que torna importante a atuação de profissionais da saúde nas escolas e companhias de dança, a fim de contribuir beneficamente para diminuir a vulnerabilidade dos bailarinos ao aparecimento da dor.

Palavras-chave: Perfil. Dor. Dança. Vulnerabilidade.

1 INTRODUÇÃO

Dor é definida por Baez, Corona e Estañol (1990), como um fenômeno inatingível, invisível e imensurável. Individuais para ocorrências de alterações na integridade ou funcionalidade do organismo, podendo ser incapacitante e acarretar modificações danosas ao âmbito orgânico, emocional, comportamental e social do indivíduo que dela sofre (TEIXEIRA, 1997).
A dança por sua natureza esta ligada às capacidades criativas e motoras do indivíduo. Composta pelas relações estabelecidas entre o dançarino, seu instrumento (corpo) e a sociedade, através de um processo que se desenvolve conscientemente a partir de elementos existentes ou descobertos (SAYÃO, 2003).
A dança traz muitos benefícios ao corpo, porém, se não respeitado o limite do mesmo, pode acarretar danos.A sua prática, de maneira sequencial, compromete a integridade osteomioarticular, complicações que ocorrem por diversos fatores como, por exemplo: idade, peso, altura, horas de treino e hábitos de vida.

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO / IESF

Diante aos fatos, é possível que a quantidade horas de treino influencia na dor percebida? Devido aos saltos e impactos absorvidos, a articulação do joelho seja mais afetada pela dor? Por ter maior densidade osteomuscular, e em coreografias, sustentar suas parceiras, o sexo masculino venha a sofre mais com a dor? Então como descreve o perfil da dor percebida?
Este trabalho apresenta como objetivo principal, descrever o perfil da dor em bailarinos de uma escola de dança em São Luis – MA.
A pesquisa ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2014) quanto aos fins em descritiva e explicativa. Descritiva por expor a característica de determinada população, sem interferência do pesquisador, exploratória por estabelecer métodos para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto. Quanto aos meios, ainda consoante a autora, em bibliográfica haja a vista se precisar fazer uso de livros, revistas, internet, dentre outros meios para compor o marco teórico do problema. Também se constitui em um estudo de caso por estudar uma amostra de alunos da escola de dança Adágio. Quanto a abordagem classifica-se em uma pesquisa qualitativa por se interpretar os dados colhidos. Para tanto, far-se-á uso de questionários fechados, para que possa proceder com uma tabulação dos resultados.
O local escolhido para a realização da pesquisa foi a Escola de dança Adágio no município de São Luís – MA, localizada na Rua Carutapera, Quadra 35 , n° 17, no bairro do Renascença II, no período de fevereiro de 2017. A população estudada foi os alunos da escola de dança, no total de 237 estudantes. A amostra foi composta pelos alunos de ballet clássico, maiores de idade da Escola de dança Adágio, em um total de 18 alunos.
Por mais que deva parecer óbvio, nossa História só é possível porque estamos no mundo através de um corpo. E esse corpo sente, e através da dor, ele expressa que algo acontece, e no caso algo que não estar fazendo bem. Pois é bem verdade, que ela é subjetiva, somente quem a sente é capaz de descrevê-la e quantificá-la. É importante descrever de que forma esse sinal clinico se apresenta, e onde se localiza, para que se possa investigar sua etiologia, e aos olhos científicos propor resoluções e promover assim, uma melhor qualidade vida aos bailarinos.
Diante do explicitado, para concretização deste estudo, inicialmente analisam-se a literatura bibliográfica existente a respeito do assunto. Em seguida, relacionam-se a carga horária de treinamento dos bailarinos com o grau de dor, destacando a área do corpo mais afetada pela dor. Logo após, aponta-se qual o sexo é mais acometido pela dor, sugerindo medidas de precaução, que possam minimizar a dor.

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