Percorrer a Itália de bicicleta

Por Marcelo Arantes | 02/02/2012 | Sociedade

Itália é conhecida pelas suas tradicionais viagens de bicicleta. A bicicleta é utilizada tanto pelos turistas como pelos próprios habitantes, pois é um veículo rápido, pouco ou nada dispendioso, e no caso dos turistas podem olhar a sua volta enquanto pedalam. 

Uma das áreas com um maior numero de ciclistas é no Sul da Toscana, em particular na província de Siena, onde existem magnificas estradas rurais que fazem conexão com vilas medievais, e onde o trafego e quase inexistente. No entanto, sempre que escolha ruas mais movimentadas tem de ter sempre em atenção o trafego, pois os italianos regra geral tendem a não prestar atenção. Todos os veículos que sejam mais pequenos que os deles, tendem a ser ignorados. Desta forma, se você não e extremamente ágil e pronto para saltar fora da estrada assim que vir perigo, circular em algumas estradas é definitivamente não recomendável. 

Mas a áreas de Siena é definitivamente uma área em que pode usufruir de ciclismo e de tudo o que a cidade tem para oferecer. 

Se você esta a planear ter a sua própria bicicleta, então deve ter em mente que a escolha da bicicleta deve refletir os seus interesses. No geral, uma bicicleta confortável, todo o terreno é o suficiente para pedalar nas estradas italianas. Para além disso, a bicicleta tem de estar equipada com pneus finos para dar uma versatilidade. E não se esqueça de equipar-se com tudo o que necessita no caso de uma avaria. 

A melhor altura do ano para circular de bicicleta pela Toscana é na Primavera (meio de Abril), ate início do Verão (meio de Junho). Em Julho e Agosto o clima torna-se muito quente e seco, e pedalar pode não ser o mais confortável. O mesmo acontece se escolher viajar depois de Novembro. Com sorte você terá dias claros e com sol, mas também correrá o risco de encontrar dias chuvosos e ventosos.

Confira mais dicas, veja como realizar uma viagem de trem na Itália pode ser fácil.