PENA DE MORTE. SOLUÇÃO?

Por Daniel Boechat dos Santos | 23/05/2015 | Política

A muito se discute no Brasil a pena de morte. Recentemente vimos dois brasileiros sendo executados na Indonésia por tráfico de drogas e esse fato, trás a tona uma conversa muito importante, pena de morte, resolve?

Haverão sempre aqueles que concordam, e aqueles que não concordam, afinal, pena de morte é um estágio em que, não se pode haver erros, pois um inocente pode ser executado em vão.

Vejo que a pena de morte é apenas o "se livrar" do problema. Matar o bandido é mais barato que ressocializá-lo. Um preso ao sair da penitenciária, encontra uma série de dificuldades para seguir o caminho certo, que é o preconceito, nessa sinuca, a pessoa que estava presa, e cumpriu sua penalidade, agora não é aceita em lugar algum pelo seu passado de erro, e muitos voltam à vida do crime.

A ressocialização do presidiário não é apenas o ensino de uma profissão, uma bolsa "presidiário" ou inclusão social, é a consientização da população quanto a esse tipo de preconceito, que nunca vi na TV uma campanha para conter esse tipo de preconceito.

Muitos gritam, "pena de morte" por considerarem o crime ediondo, mas crimes, todos cometemos todos os dias. Erros todos erramos. Uma mãe jamais cria seu filho para ser criminoso, quanto mais ver seu filho, a quem cuidou com tanto carinho ser morto por um crime que a sociedade condena.

Criminoso deve pagar pelo seu crime, mas se ele pagou, por que não recebemo-os na sociedade? No entanto, nesse jogo de empurra, empurra a pena de morte continua sendo o melhor caminho pois é o caminho mais barato apontado pelos hipócritas que dizem "sociedade".