Pedir um Credito Pessoal
Por John Crawford | 20/03/2011 | EconomiaAnda á procura de um credito pessoal?
Se está a ler artigo, verosimilmente está. Como quase tudo na vida, um credito pessoal pode ser uma ajuda ou pode-se traduzir numa armadilha num curto espaço de tempo. Tudo depende da maneira como é delineado e usado.
Tenha calma, antes de se precipitar tem que analisar algumas questões:
- Preciso mesmo de fazer este empréstimo?
- Qual será o seu fim?
- Que género de credito vou pedir?
- Como vou conseguir pagá-lo?
Muitas pessoas contratam creditos fáceis sem reflectirem convenientemente nas suas sequelas, e depois vêem-se misturadas num enleado de problemas financeiros.
Bom, mas continuando, existem no mercado, varias formas de se conseguir um credito:
Utillizar o cartão que o Banco generosamente lhe ofereceu
Esta é forma mais habitual de se adquirir um credito pessoal rapidamente: recorrer ao cartão de crédito. É demasiado fácil e conveniente usar este pedaço de plástico. É fácil esquecer que quando sacamos o cartão da carteira estamos a aceitar os termos de um contrato com uma instituição de crédito ou com um banco. Na pratica, é o nosso dinheiro que estamos a usar na mesma mas com umas taxas de juro juntadas. Se não consegue ter disciplina e perde o auto-controle rapidamente com um cartão de crédito nas mãos, o melhor mesmo é ignorar a sua existência.
Obviamente, o chamado credito pessoal ao balcão do seu Banco
Outra forma de conseguir um empréstimo é chegar ao balcão do seu banco e pedir uma simulação. Se tem uma relação de confiança e longevidade com o seu banco, esta é sempre uma oportunidade a estudar. Deve pensar previamente em algumas questões:
Qual a taxa de juro ambicionada?
Sugiro que faça uma analise online para se inteirar dos valores praticados no mercado.
Quer taxa variável ou fixa?
Pretende contratar um seguro?
Que comissões são cobradas ?(abertura e gestão do processo).
Existe a possibilidade de amortizar o antecipadamente? Se sim quais os custos?
Existem formas de baixar a taxa de juro ? Muitas vezes os bancos fazem o chamado cross-selling: se o cliente contratar outros serviços como um seguro de saúde ou de habitação eles oferecem taxas de juro mais proveitosas. Veja se funciona consigo, pode compensar transferir alguns serviços para conseguir um juro mais baixo.
Família e Amigos
Se tem relações sólidas com a sua família e amigos, eles certamente poderão ajudá-lo financeiramente. Este tipo de ajudas podem também ser um fatalidade e não é incomum o dinheiro emprestado ser a origem de muitos desgostos e términos de longas amizades . Muitas vezes a pessoa que recebe o empréstimo considera que o dinheiro foi um presente ao contrario da pessoa que emprestou. Este tipo de empréstimo de uma forma geral põe em risco a relação que une essas duas pessoas, por isso tenha alguma cautela se recorrer a este tipo de ajuda.