Pé-de-grade: Identificação no Campo

Por Luiz Felippe Salemi | 17/12/2009 | Arte

Pé-de-grade: identificação no campo

Como identificar a presença de pé-de-grade em condições de campo? Esse texto expõe alguns modos para tanto.

Como o pé-de-grade situa-se na subsuperfície do solo, não se pode observá-lo. Dessa forma, uma maneira de identificar essa camada subsuperficial compacta consiste em abrir uma trincheira e, por meio do uso um de um objeto pontiagudo, tal como uma faca, deve-se "espetá-lo" ao longo da parede da trincheira de cima a baixo. Normalmente, o pé-de-grade apresentará uma maior dureza, ou resistência à penetração da faca.

 

Figura 1. Trincheira escavada para detectar se há alguma camada de solo compactado e, em caso positivo, em qual profundidade.

Outra maneira consiste na simples observação da distribuição do sistema radicular. Geralmente, ao encontrar a camada compactada a raiz da planta cessa o crescimento rumos a maiores profundidades e passa a crescer lateralmente. Desse modo, notando-se em qual profundidade a raiz "entorta" seu crescimento pode-se identificar em qual profundidade se situa o pé-de-arado.

Retirando-se amostras de solo da parede da trincheira, pode-se verificar a dureza que os torrões oferecem a ser quebrados por pressão feita por ação de nossas mãos. Os torrões do pé-de-grade, por serem muito mais compactos, oferecem uma resistência enorme ao esmagamento por nossos dedos. Às vezes, de tão duros, é impossível rompê-los. Além disso, nessa camada compactada, observando-se o crescimento das raízes nota-se que elas apresentam-se achatadas, como se tivessem sido esmagadas pela pressão que os implementos agrícolas fazem sobre o solo. Em adição, os torrões do piso-de-arado apresentam superfície lustrosa e brilhante resultante do esfregaço que os torrões sofrem quando os implementos agrícolas são operados.

Apesar de restringir o crescimento das raízes, muitas vezes estas conseguem crescer em profundidade de forma a ultrapassar a profundidade em que se encontra a camada compactada. Isso se deve ao fato de, algumas vezes, as raízes encontrarem fendas não ou pouco compactadas dentro do pé-de-arado. Encontrando condições menos impeditivas ao crescimento a raiz se expande para maiores profundidades.

Por último, outro método de detecção da camada de solo compactado consiste em usar trados ou mesmo enxadas. Tentando escavar o solo, ao encontrar a camada compactada, certamente, a pessoa que realiza a escavação notará a maior dificuldade em continuar a escavação. Por esse motivo, percebe-se que pode-se perceber que a camada compactada foi encontrada.

Métodos mais complexos existem para detectar o pé-de-grade. No entanto, são métodos de maior custo e, por isso, muitas vezes inviáveis para o pequeno e médio agricultor. Identificar e recuperar o solo em caso de detecção da camada compactada é de extrema valia para o agricultor que, certamente, terá sua produção elevada.

Preparado a partir de:

MAZZA, J.A. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo manejo. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.

NÓBREGA, J.C.A.; SOUZA, F.J.; SILVA, I.F.; QUEIROZ, S.B.; ANDRADE, A.P. Estudo comparativo de propriedades físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo com ênfase na detecção de camadas compactadas ou adensadas. Agropecuária Técnica,v.20, n.2, p.9-16, 1999.