Paz Na Tempestade

Por João Placoná | 01/05/2008 | Religião

O pequeno barco de pesca atravessava o Mar da Galiléia...

Muitas vezes, Jesus e seus discípulos fizeram aquela viagem, mas, naquele dia, repentinamente, uma tempestade passou a fustigar o mar, agitando suas águas. Ondas quebravam por sobre o barco, enquanto o vento açoitava as velas.

Os discípulos entraram em pânico porque a tempestade ameaçava destruir a todos, enquanto Jesus parecia despreocupado e indiferente. A tempestade que enfrentaram era manifesta no mundo físico, mas também existem outras.

Pense nas "tempestades" em sua vida, nas situações que lhe trouxeram grande ansiedade.

Quaisquer que sejam suas dificuldades, você tem duas opções: pode afligir-se e supor que Jesus não se importa mais com a sua vida, ou pode resistir ao medo e confiar nele.

Quando sentir que está entrando em pânico, confesse que precisa de Deus e confie que Ele cuidará de você.

Jesus, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. O vento se aquietou, e houve grande bonança. Mc. 4:39.

Logo, tudo mudou. As nuvens negras se dissiparam. O vento amainou. As ondas se acalmaram. Os discípulos ficaram atônitos, olhando para o mar azul e cristalino. E perguntaram: "Quem é Este que até o vento e o mar Lhe obedecem?" Mc. 4:41. "Quem é Este"?

É Aquele que rege todas as coisas, que pode transformar a mais perigosa das situações, que está no controle da natureza; que diz uma palavra, e o vento e as ondas obedecem.

Jesus cria a paz e promete dá-la a cada um de nós. Fatos assustadores acontecem no mundo. Mas Jesus venceu todos os males da Terra. Venceu o caos do exterior e o caos do interior. Ele é mais forte do que qualquer coisa que possa nos ameaçar. É por isso que Ele nos traz a paz.

Há um enorme poder na paz de Jesus Cristo; um poder que podemos clamar nas circunstâncias mais difíceis, quando somos acometidos pela ansiedade ou atormentados por preocupações.

O mar em fúria, o vento que derruba tudo, a bolsa caindo constantemente, as coisas que não estão dando certo, a vaca que foi pro brejo, a ovelha que se desgarrou, a pessoa que falhou em sua missão, os trovões, relâmpagos, raios terríveis e amedrontadores, a economia que não vai bem, o sonho que falhou, a empresa em crise, o emprego em xeque, ora, são tantas coisas que surgem para tirar sua paz.

Qual de nós não experimentou tempestades no decorrer da vida? Há momentos difíceis onde raios e trovões parecem surgir de todos os lados mostrando que estamos a ponto de naufragar.

Mas, siga esse conselho, confie em Deus e segure sua paz.

Não deixe nada roubá-la. Faça como o boi que, na tempestade, fica ali parado, só esperando tudo passar, deixe passar. Vai passar. Deixe a tempestade passar.

De acordo com Paulo, "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus". Fp. 4:7. Há uma paz que excede todo o entendimento.

Mesmo quando a mente não pode entender, nem o coração confiar, podemos ir a Cristo e colocar aos seus pés nossos temores, preocupações, ansiedades e tensões.

Confie em Deus, com fé. E sinta a brisa suave batendo em seu rosto. Então, você aprenderá a ter paz na tempestade. Porque a vida é feita de contínuas tempestades. Aprenda a superá-las sempre!

Deixe Jesus lhe dar paz na sua tempestade!