Paulo Freire às avessas
Por Alan Geraldo Myleô | 10/06/2011 | GeografiaA prática e a teoria nem sempre andam de mãos dadas. O pensamento Freiriano é um equívoco, quando utilizado nas redes particulares. Se a linha de pensamento tem que promover a autonomia política a partir da realidade do aluno, o uso do pensamento de Freire em escolas particulares promove o pensamento classista, burguês, consumista, individualista típico das classes médias e altas.
No caso de professores e pedagogos humanistas, que buscam a promoção da sensibilidade social , é necessário utilizar a realidade para promover tal sensibilidade. Utilizar da realidade antagonista, de real luta de classes como fator conscientizador das injustiças sociais, do consumismo, do americanismo, da ausência de auteridade. O método freiriano deve ser aplicado às avessas ao público burguês. Eles devem ser literalmente enganados, se necessário. Provar que o sistema não os beneficia.
Utilizar da ignorância política das classes médias contra sua própria ideologia (vazia). Inverter a pedagogia do oprimido. Elaborar uma pedagogia contra o opressor pelos opressores. Se a ilusão e o recurso ideológico é uma arma da história, utilizemos a favor dos oprimidos.