Páscoa 2008

Por Oscar Marques Schild | 26/03/2008 | Crônicas

A origem da Páscoa remonta da época da libertação dos Judeus, anos após a escravidão no Egito. Para a cultura cristã, a Páscoa tem origem hebraica (Pessach) que significa passagem porque celebra o renascimento de Jesus. Para os espíritas, Páscoa significa a busca pela reforma íntima, burilando o lado do homem velho que há dentro de cada um, para renascer um homem novo, conforme Daniele Rabello, que é uma das coordenadoras da Mocidade Tio Chico, do Lar Espírita Chico Xavier (www.larchicoxavier.com.br).

 

E para você, o que a Páscoa significa?

 

Cada dia que passa eu deveria procurar compreender, após uma análise do mesmo, o que se passou comigo, como agi e se agi corretamente, dentro da moral e da ética. Nem sempre consigo, mas quando acontece, fico horrorizado porque não agi corretamente, quer por pequenos deslizes (furar uma fila, por exemplo), quer por grandes (esquecer de um amigo ou compromisso). Sabendo que agi errado, por que não me modifico e não erro mais?

 

A reforma íntima é crucial para a evolução dos homens, quer nesta vida, quer em qualquer encarnação, porque ajuda a percorrer os caminhos aberto por Jesus (abre os nossos olhos), usando seus exemplos para a formação da nossa personalidade, ajudando a conviver em harmonia com as pessoas e o próprio mundo em que vivemos.

 

Toda e qualquer reforma custa caro, quer a de origem material, quer a espiritual (conduta). Somos criados a desejar a matéria e com ela, vieram os vícios; perdê-los custa muito caro porque depende da nossa vontade e mudanças nunca são bem-vindas em nossas vidas. Deixar de fazer algo que se goste é difícil, mas não impossível.

 

Quantas vezes percorremos caminhos de portas largas, com facilidade de desvios e com muitos vícios? E quantas vezes percebemos pequenas passagens, estreitas, de difícil acesso, cheias de armadinhas, íngremes, mas com uma luz no final e mesmo assim, preferimos outros caminhos, os fáceis?

 

Renovar é preciso e sempre, porque vivemos em ciclos e quando estamos na queda, nada mais pode ser feito a não ser chegar ao fundo do poço, ao passo que no crescimento devemos preparar novos caminhos, novos crescimentos e não deixar que o ciclo se feche, ocorrendo às quedas.

 

Que está Páscoa de 2008 sirva de trampolim para a nossa renovação, mas que todos os dias também o sejam, porque renovar é chave para o caminho da felicidade que abre às portas da morada com Jesus. Que todos os meus amigos, companheiros e inimigos possam ser abençoados pela energia desta Páscoa e que possamos, todos, renovar, evoluindo na moral e na ética, crescendo espiritualmente com bondade e caridade e deixar bons exemplos como o Mestre Jesus nos deixou.

 

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.

www.grandesvendedores.com.br