Parque Municpal Joaquim Teodoro de Oliveira e a Demanda do Público Jovem Por Atrativos
Por Bruna Ferro | 02/12/2008 | SociedadePARQUE MUNICPAL JOAQUIM TEODORO DE OLIVEIRA E A DEMANDA DO PÚBLICO JOVEM POR ATRATIVOS
O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, situado no município de Campo Mourão foi inaugurado em 1971 e sofreu intensa reforma em 12 de fevereiro de 1995. Essa reforma possibilitou que o Parque passasse a dispor de oportunidades de lazer nos aspectos culturais, de recreação esportiva, contemplativa, integrada à visão conservacionista e educativa em relação ao meio ambiente, com pista de Cooper, concha acústica, lanchonete, trilhas, jardins, orquidário, pedalinhos e caiaques.
Contudo, os citados atrativos apresentaram, nesses últimos 13 anos, após a reforma, considerável queda na qualidade. Problemas ambientais como o assoreamento do Lago, devido a escassez de mata ciliar desde a nascente do Rio que origem ao lago até o Parque e os impactos causados pelo uso intensivo da pista de Cooper são constantemente discutidos no município, tanto pelos órgãos responsáveis, pela comunidade acadêmica, quanto pelos residentes do município. As deficiências da Unidade de Conservação não se restringem aos problemas ambientais. Problemas sócio-culturais também são presentes no Parque e merecem melhor enfoque. São diversos os espaços em desuso que poderiam ser melhor aproveitados para atividades esportivas, recreativas e culturais. O abandono, em que se encontra o Parque, sugere que a falta de manutenção e profissionais qualificados na área de lazer e recreação, sejam em partes, responsáveis por esse cenário descrito.
A criação de novos atrativos e a melhoria dos já existentes no Parque, de maneira que esses sejam direcionados ao público especificado, fazendo com que possam ser desenvolvidas atividades recreativas e esportivas, estimulariam uma maior interação sócio-cultural entre os mesmos.
Conforme citado, o presente projeto busca identificar a demanda do público jovem e com isso identificar a necessidade e o interesse em diversificar os atrativos do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira. De posse dessas informações será possível investigar a viabilidade de atender essas demandas. Esse estudo de viabilidade torna-se importante, por se tratar de uma Unidade de Conservação com áreas importantes para pesquisas e sendo assim sensíveis a certos impactos ocasionados por atividades humanas. Em uma observação exploratória pode-se perceber que a maioria dos freqüentadores são adultos, idosos e crianças, o que pode-se inferir que seja devido a pouca estrutura e diversidade de atividades para o público jovem. Com isso buscar-se-á a implementação de novos atrativos, para que essa demanda volte a visitar o local.
A secretaria do Parque disponibiliza todos os dados necessários para a realização de tal projeto, além de meios como entrevista aos visitantes, e a acesso aos documentos na prefeitura do Município. Com essas informações em mãos será viável a elaboração da pesquisa, sendo de caráter emergencial essas modificações para a imagem da cidade e também a população local. O projeto busca, de forma inovadora, a construção e a melhoria de atrativos no Parque.
Para a realização do turismo, se faz necessária uma infra-estrutura adequada, com um projeto elaborado por profissionais da área, deixando assim ilustrações para outras cidades que possuem parques ou reservas ambientais sem diversidades de atrativos e que possam utilizar-se de fontes já pesquisadas para sua melhoria. Os resultados objetivados nessa pesquisa permitirão estudos que indicarão o que pode ser realizado na área, sem maiores impactos, após essa avaliação.
Considerações Finais
O Parque e sua estrutura requerem reajustes, para atender os interesses, as motivações e necessidades do público específico. Com isso subentende-se que a escassez de demanda no Parque se dá pela falta de reajustes como reestruturação da praça de alimentação, de equipamentos de lazer como pedalinhos e caiaques, manutenção da pista de Cooper e das quadras poli esportivas e a reativação de apresentações culturais como shows, teatros e danças. Deve-se então buscar maneiras que estejam de acordo com as normas e leis que regem o local e seus recursos de fauna e flora.
Portanto, nota-se que os atrativos sugeridos pela pesquisa poderiam ser desenvolvidos de maneira adequada por profissionais da área de lazer/turismo, dedicando maior atenção para público jovem e suas preferências.