PARNASIANISMO
Por Ana Paula Ribeiro do Nascimento | 23/08/2013 | LiteraturaUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO UFC VIRTUAL
DISCIPLINA – LITERATURA BRASILEIRA 2
TUTOR: SAULO DE ARAÚJO LEMOS
ANA PAULA RIBEIRO DO NASCIMENTO-2013.1
MERUOCA 18 DE MAIO DE 2013
PARNASIANISMO
ATIVIDADEDE PORTFÓLIO 3
Releia o texto da aula, sobre o parnasianismo e o poema acima, ”Musa impassível”, e responda por escrito ás questões que se seguem. Envie seu texto ao seu portfólio.
1.Procure em um dicionário ou em uma enciclopédia os seguintes termos,para que você compreenda melhor o poema: sobrecenho,idílico,descante,fantasma anguiforme,guerreiro de Homero,hemistíquio d’ouro, harmonia creba.
Sobrecenho: Semblante severo;
Idílico: Amoroso;
Descante:Canto;
Fantasma anguiforme: Visão apavorante que tem a forma de serpente;
Guerreiro de Homero: Aquele que guerreia pelo poeta grego,a quem são atribuídas s principais epopéias da Grécia antiga: a Ilíada e a Odisséia;
Hemistíquio d’ouro: A metade de um verso alexandrino(de doze silabas métricas ),e, por extensão,de qualquer verso precioso;
Harmonia creba:Combinação de sons simultâneos repetidos;
2. Que ideais poéticos o texto rejeita?
Rejeita o velho modelo romântico, que tende a privilegiar a fantasia criadora, a emoção e a subjetividade, no processo de criação da poesia. A “Musa Impassível” é fundamentalmente anti-romântica.
3. Que ideais poéticos o texto reivindica em termos de conteúdo?
Reivindicavam a racionalidade, a objetividade e a precisão arquitetônica como critérios fundamentais para fazê-lo artístico. Esse fazer adquiriu, assim, um sentido mais rigoroso de trabalho intelectual, que transcende a prática romântica, essencialmente fundamentada na “inspiração”, para acrescentar-lhe a “transpiração”: o cuidado com a linguagem, a preocupação com a forma, a lapidação e o refinamento do texto, ou seja, a busca pela perfeição formal, de acordo com as regras clássicas de criação poética.
4. Que ideais poéticos o termo reivindica em termos de forma?
Tinham preferência pelas formas poéticas fixas e regulares ,como, por exemplo,o soneto ,com esquemas métricos ,rítmicos e rímicos sofisticados e tradicionalistas; o purismo e o preciosismo vocabular e lingüístico,com o predomínio de termos eruditos,raros e visando á máxima precisão; e também de construções sintáticas e poéticas refinadas.
5. Cite e explique pelo menos três recursos utilizados pelo poeta relacionados à perfeição formal.
Culto ao equilíbrio clássico, referência á mitologia greco-latina e o preciosismo lingüístico e vocabular, que é a busca da palavra rara e perfeita.
6. Justifique o título do poema.
No titulo do poema a vemos, que á palavra musa é acrescentado o adjetivo impassível ,que significa imperturbável, ou que não experimenta ou não denota exteriormente nenhuma emoção, sentimento ou perturbação.Na literatura como um todo a menção ás musas,ou musa, é uma alusão a poesia.