Parecer sobre a utilidade da internet atualmente
Por Psidium Guajava | 02/09/2010 | CrônicasInfelizmente constato que a Internet atualmente é pouco aproveitada. Cheguei a tal conclusão, que provavelmente outros devem ter chegado antes de mim, pelo que vejo a minha volta. A preocupação da grande maioria das pessoas é gastar o tempo livre em frente do computador pesquisando sites de relacionamento.
Já tratei da sua importância em nossas vidas. Disse o quanto esse meio de comunicação revolucionou o mundo e de como o mundo pararia sem ela atualmente. É com pesar que olho a má utilização dessa grande fonte de informação.
O conhecimento contido nela é descomunal, mas não, o cidadão prefere fuçar o orkut do amigo simplesmente para saber o que anda acontecendo na vida dele. Se em vez de gastar tempo vasculhando inutilidades, pesquisasse assuntos mais apropriados ao seu enriquecimento cultural o mundo mudaria com toda certeza.
A bisbilhotice da vida alheia é uma característica do ser humano, assim como a moral e a ética. Não tem como separa isso do homem. A prova disso é a quantidade de novelas, big brothers, e demais programas que abordam a vida alheia. Com a chegada dos sites de relacionamento a Internet isso piorou. Em vez de satisfazer sua ânsia por curiosidade da vida alheia assistindo a programas ficcionais, agora é possível assistir a vida de pessoas reais. E tudo graça aos sites de relacionamento.
Antes que digam que estou sendo radical, quero deixar claro que não tenho nada contra. Apenas considero a forma como é usada errada. Cada um é livre para usá-la da melhor forma possível. Por exemplo: dentro de uma comunidade do orkut podemos discutir assuntos de diferentes temas, e para isso basta procurá-los. E não ficar inutilidades os outros.
Em uma hora de navegação virtual consigo descobrir muita coisa útil. Há tanta informação disponível nos sites. Para encontrar o que quer basta um simples toque. Existem uma infinidade de sites cheio informações e notícias interessantes, mas não, é melhor e mais divertido perder uma hora olhando a vida alheia.
A capacidade de utilização da Internet é, numa comparação grosseira, como aquela que dizem do cérebro humano. Limitada apenas a 10% de capacidade. Poderíamos usar um pouco mais da potencialidade que a Internet tem para aumentar a capacidade do cérebro.
E não me venham dizer que não conhecem os meios de vasculhar os meandros virtuais e que tem medo de pegar algum vírus. As chances de isso acontecer são maiores nos sites de relacionamento do que nos sites informativos. Digo isso com toda tranqüilidade, pois quem nunca pegou um vírus através do Messenger e ficou puto da vida?
Quer ver como as pessoas não se dão conta da quantidade de informação disponível nela?! Quantas vezes você parou para ler alguma notícias na página do Yahoo, do Terra ou qualquer outro site?! A ânsia de conectar num dos inúmeros sites de relacionamento é tanta que não há tempo a perder.
É desanimador constatar que uma grande porcentagem de pessoas usa a Internet de forma limitada. Não aproveitar o potencial que está disponível com um simples toque é uma pena. Imagine a transformação cultural e educacional que ocorreria quando as pessoas mudarem o hábito de bisbilhotar a vida alheia para o enriquecimento educacional.
Agora peço licença pois tenho que olhar o orkut dos meus amigos.... brincadeirinha!!! Bom proveito pessoal... usem com moderação... até a próxima.