PARE E PENSE - MEDALHAS! MEDALHAS!

Por R. L. GALIZA | 18/04/2011 | Crônicas

PARE E PENSE!

Interessante o desejo que algumas pessoas têm em ver seus nomes em placas e medalhas. Será que pensam que essas tralhas lhes garantem a imortalidade? Lembro-me que aguçava as ouças a expressão Comendador. Achava-a suntuosa, elegante, brilhante. Tinha a impressão de que um comendador fosse uma pessoa com superpoderes. Super-honesta, superinteligente, superbondosa, super-sensata. Nessa dura vida de leitor, entretanto, dei de cara em algum livro com a origem da palavra. Aprendi que comendas eram benefícios concedidos a eclesiásticos e cavaleiros de ordens militares nos tempos de antanho. Foi aí que parei e pensei, pior, eu comparei. Será?

Percebi que, hoje, com a TV em cores, os mais agraciados com esses mimos são grandes autoridades políticas, ou membros dos Poderes Constituídos dessa grande Nação. Puxa! Meritocracia? Devagar, senta aí, e escuta: Hugo Chaves, presidente da Venezuela, embora eu sempre ache que seja da Colômbia, recebeu a justa homenagem na Argentina como defensor da liberdade de expressão. Acredite se quiser, e tire suas conclusões. Assim como fazem o que querem, eles se premiam, se agraciam, se parabenizam, se homenageiam, distribuem medalhas, se outorgam títulos nobiliários, honorários, honoríficos, mobiliários, etc e faixas verde-e-amarela, e nem se cansam.

É assim que atingem o nível de cima e se veem como gente da maior importância. Na velhice, saudosos dos mandos e desmandos, e com uma bem dissimulada pontinha de dor de cotovelo, anteveem sua chegada ao Céu. "Senhor, ? anuncia o anjo a Pedro. ? vem subindo aí gente muito importante, não é pouca merda não!"

Manaus, 5 de abril de 2011.

R. L. Galiza
Bacharel em Direito, por formação, e Escritor, por convicção