Para os dentistas, a colocação de implantes dentarios produz uma perda mínima de osso
Por Ana Rita Costa | 12/06/2009 | SaúdeOs implantes dentários são, frequentemente, usados para substituição dos dentes perdidos com o objectivo de restaurar a função e o aspecto dos dentes naturais.
Basicamente um implante dentário é uma raiz artificial que vai servir de suporte a um dente ou a um conjunto de dentes. Naturalmente o material de fabrico dos implantes tem de possuir características osteointegráveis, isto é, o implante tem de ser aceite pelo hospedeiro, o ser humano e mais especificamente tem de haver condições para que o tecido ósseo se desenvolva à volta do implante após a sua colocação.
Verifica-se que, apesar de os médicos implantologistas tentarem manter ao máximo o osso e a gengiva, acontece que, durante a sua colocação, estes tecidos se rasgam frequentemente.
Para verificar o impacto desta situação nos pacientes foi recentemente efectuado um estudo na University of Texas Health Science Center em Santo António nos EUA sobre uma amostra de 596 implantes dentários colocados em 192 pacientes com idade superior a 18 anos. Os pacientes foram seleccionados entre os que apresentavam adequado nível de higiene e quantidade de osso, tendo sido excluídos os fumadores, consumidores de tabaco de mascar e doentes com problemas periodontais não tratados.
Da análise deste estudo, concluiu-se que a maioria do osso se regenerou no tempo decorrido entre a colocação do implante e a colocação final do coroa e que não houve alteração significativa nos cinco anos seguintes à colocação dos implantes.
Esta investigação descansa os pacientes relativamente à opção pela colocação de implantes dentários como opção segura para substituição dos dentes em falta.
Para mais informações consulte o Dentista Lisboa o seu dentista em Lisboa. Venha visitar-nos, na nossa clinica dentaria temos uma equipa de especialistas em implantes dentarios e preparada para lhe oferecer as melhores opções em implantologia.