PARA EMAGRECER PROCURE RELAXAR
Por Izaara Alvarenga | 21/04/2009 | SaúdePARA EMAGRECER PROCURE RELAXAR
Um estudo da Universidade de Otago, Nova Zelândia, sugeriu que relaxar pode ser mais eficaz para a perda de peso do que fazer dieta.
Uma das autoras da pesquisa, Caroline Horwath, do Departamento de Nutrição Humana relata "Nós descobrimos que a intervenção mais bem sucedida envolveu o intenso treinamento em técnicas de relaxamento ao mesmo tempo em que equipamos as mulheres para reconhecerem e evitarem estresse que leva (uma pessoa) a comer".
Podemos então concluir que o estresse afeta diretamente na compulsão e que o ato de relaxar pode fazer toda a diferença na vida diária, principalmente de quem busca emagrecer.
Caroline Horwath diz ainda "Nós fornecemos ferramentas para ajudá-las a lidar com pensamentos, emoções e atitudes para encorajá-las a recuperar o prazer de comer como uma atividade natural ligada à fome ao invés de ao estresse."
O programa, adaptado de um desenvolvido pelo Harvard Mind-Body Medical Institute, mostrou uma melhoria significativa na redução de sintomas psicológicos como ansiedade e depressão e sintomas médicos como dor, fadiga e insônia, concluiu Horwath.
O estudo foi divulgado no American Journal of Health Promotion.
PRÁTICA PARA A VIDA REAL
Atualmente o que mais se tem ouvido são as frases: “estou correndo atrás do tempo”, “não tenho tempo para nada mais”, “ando sem tempo até para comer” e assim em diante.
A correria do dia-a-dia e o estresse em que estamos submersos, nos leva a perda inconsciente da saúde.
A falta de tempo para degustar o almoço, para conversar com um amigo, para meditar e até para realizar uma atividade física.
Ganha-se peso sem perceber!
A pesquisadora Elissa Epel, do Departamento de Psicologia da Saúde da Universidade da Califórnia, em São Francisco, descobriu que as mulheres temdem a armazenar mais gordura na região mediana do corpo quando sob tensão.
A razão parece ser que, quando o corpo está estressado, produz índices elevados de hormônios relacionados ao estresse, como é o caso do cortisol e da adrenalina.
Deve-se então prestar bastante atenção ao estresse em nossa vida em termos de controle de peso.
Podemos concluir que não se trata apenas de seguir um plano alimentar, mais do que nunca cuidar do lado emocional e assim também do hormonal, se faz essencial.
Realizar uma alimentação saudável, praticar atividade física e cuidar do emocional, por meio da meditação, lazer ou alguma atividade que lhe dê prazer e que te faça sair da rotina, ainda são os melhores remédios para uma vida repleta de qualidade!
Realize-se de maneira simples, goste de você como é e sinta-se feliz no trabalho que exerce, afinal de contas a felicidade é uma escolha, saiba fazê-la. Boa semana!
Izaara Alvarenga
Nutricionista