Para cortar custos, casais evitam cerimônias em locais diferentes da festa

Por Débora Soares | 27/09/2012 | Sociedade

Foi-se o tempo em que a prioridade máxima era o casamento religioso. Eles eram uma forma de satisfação às famílias, principalmente da noiva, mas caíram em desuso. Hoje o que ocorre, de fato, é uma completa mudança na concepção dos eventos e como são tempos de gastos controlados, os noivos estão preferindo que a celebração ocorra no mesmo local da festa. Em geral, os celebrantes são os próprios Juízes de Paz e algumas noivas dispensam inclusive o vestido, o que ocorre com menos força, mas acontece.

Sem deslocamento, menos um transtorno

Além dos gastos, a manutenção de apenas um local visa os convidados, para não precisarem montar verdadeiros planos de deslocamento em massa, como ocorre em cerimônias tradicionais. Além disso, evita-se despesa com a igreja, decoração, e uma série de fatores que encarecem a já dispendiosa festa. No Rio, devido ao grande volume de oportunidade, até as fotos têm mudado de perfil, fazendo com que o fotógrafo de casamento no Rio de Janeiro, tenha que se aclimatar também.

Fotos em jardins, locais calmos e o tradicionalismo dispensável, vêm sendo substituído firmemente pelas fotos em palcos urbanos, movimentados, com direito a sujar o vestido, correr, pular e outras coisas em trajes cerimoniais. Dessa forma, os profissionais da fotografia de casamento do Rio de Janeiro estão tendo que se preparar para outro tipo de trabalho. Muda dinâmica, luz etc.

Da antiga festa, só o bolo resta

Para os noivos, os gastos têm sido feito em viagens de lua-de-mel, montagem de casa e outras coisas inerentes ao casamento. A única peça indispensável ao evento é o bolo. Não há como imaginar casamento sem bolo. Nesse quesito, até as fotos de casamento no Rio de Janeiro continuam meio intactas. Mas só isso, o resto mudou e vai mudar ainda mais. Afinal, vive-se no mundo da mudança...e do casamento.