Para Cada Escolha, Há Um Caminho Que Somos Levados

Por Reinaldo Luz Santos | 05/09/2007 | Crescimento

A mente humana é "expert" no poder de divagar e cada um de nós deve aprender a domar os próprios pensamentos. Existem pessoas que, ao mesmo tempo em que estão trabalhando ou desenvolvendo alguma atividade, desejariam estar em outro lugar ao invés de curtir ou se dedicar pra valer aquele momento. Chegam a visualizar pessoas e situações diferentes e se convencem de que não deveriam estar onde estão.

Muitas chegam a sentir o amargo gosto da frustração sem se dar conta de que foram suas próprias decisões que fizeram chegar onde estão. É claro que devemos levar em consideração uma série de fatores, mas a verdade é que se você está onde está, a escolha foi sua.

Existem muitas justificativas e você pode até encontrar uma para se isentar da responsabilidade e afirmar "que não teve opção". A necessidade de sustentar a família, precedente familiar, falta de dinheiro ou outras situações podem ter convencido você de que não havia outro caminho e que aquilo que você faz hoje é conseqüência de "falta de alternativa". Mesmo assim eu continuo afirmando que a decisão foi sua, pois sempre que se opta por um caminho, abre-se mão de outro. O caminho ou a situação que se encontra hoje é responsabilidade só sua! Mesmo que a sua opção tenha sido por falta de ousadia, insegurança, falta de atitude ou qualquer outro motivo, o fato é que, para cada escolha, há uma renúncia.

Há pessoas que carregam o sentimento de frustração por não serem ou fazerem tudo o que gostariam e se lamentam por sua trajetória de vida. Muitas crêem que não têm mais tempo para voltar atrás e se mantêm inertes. Muitos acham que não podem mudar sua situação com mudanças drásticas.
Caso seja esta a sua situação, pare e refaça suas escolhas. Ficar acomodado por acreditar que não há mais chances é uma decisão, e ela pode ser diferente. Faça novas opções, mude as alternativas, inicie um novo caminho a partir deste momento, re-desenhe suas atitudes.
Porém, lembre-se de que, para cada escolha, há uma renúncia. Não queira abraçar o mundo. Faça uma coisa de cada vez. Coloque seu foco no que verdadeiramente deseja realizar ou ser, vá à luta e aproveite ao máximo o resultado de suas próprias conquistas.