Paletes de plástico: por que sim? Por que não?

Por Fernando | 08/05/2015 | Adm

Pra todo lugar que olhamos, vemos um estabelecimento comercial, sendo que muitos deles trabalham com estoques relativamente grandes de produtos. São farmácias, mercearias, mercados, supermercados, lojas de móveis, etc.. Os estoques são uma excelente invenção que agiliza, como nenhuma outra solução, o reabastecimento das prateleiras do local (no caso dos móveis, aqueles em exposição são apenas showroom; os que são enviados às casas dos compradores saem diretamente dos estoques).

E para movimentar a carga entre o fornecedor e o vendedor, a forma mais rápida e prática é através de paletes. Com eles, transporta-se até uma tonelada de cada vez de produtos, podendo ser caixas do mesmo produto ou não. Isso todo vendedor sabe muito bem, assim como seus fornecedores. E eles podem utilizar tanto paletes de madeira quanto paletes de plástico para realizar o transporte da mercadoria. Qual a diferença?

Paletes de plástico

Paletes de plástico possuem uma variedade maior.

Estes são os irmãos mais novos. Ao contrário daqueles feitos em madeira, os plásticos são feitos em uma peça só, sem nenhuma ripa ou trave pregada ou colada às outras. As fôrmas, que são completadas com plástico de alta resistência, produzem peças inteiriças e exatamente iguais.

Esteticamente, os paletes de plástico têm uma grande vantagem. Como são manufaturados de acordo com o gosto dos clientes (no caso, indústrias, atacadistas e varejistas), eles podem ser feitos na cor desejada e personalizados com a logo da empresa. A vantagem é uma espécie de propaganda gratuita da empresa, já que cada palete daqueles estará carregando sua marca a vários lugares.

Além da vantagem estética, há a vantagem higiênica. Paletes de plástico são limpos com muito mais facilidade que os de madeira pois são impermeáveis. Caso eles entrem em contato com fontes de umidade ou alguma substância seja acidentalmente derramada sobre eles, Um simples jato de água (ou esfregão, se a sujeira ficar agarrada) a removerá tranquilamente. Claro: o contato com alguns tipos de tinta provavelmente ficará marcado para sempre, devido às substâncias presentes da composição da mesma.

A desvantagem desses paletes plásticos diz respeito à sua manutenção. Se houver uma rachadura ou mesmo quebra completa de alguma parte da estrutura, não há como repará-la e garantir a segurança da peça nos próximos transportes. A solução é a retirada dela de circulação e encaminhamento à fábrica, que poderá recicla-la e fazer uma nova peça (aliás, a possibilidade de reciclar um palete de plástico é uma grande vantagem também).

Paletes de madeira

Clássicos e mais facilmente vistos por aí, os paletes de madeira normalmente saem na frente no comércio deste produto devido ao seu preço. Comumente feitos com madeira de pinus, de baixo valor no mercado mas com a resistência e o peso adequados, estes paletes costumam ser adquiridos em grandes quantidades pelas empresas devido ao preço baixo por unidade, sendo que compras maiores possibilitam grandes descontos no valor final.

As dimensões dos paletes de madeira são importantes para os comerciantes.

Uma de suas grandes vantagens, além do preço baixo, é a facilidade em sua manutenção. Uma ripa quebrada pode ser rapidamente substituída por outra e fixada com pregos apropriados, sem que isso comprometa sua resistência e segurança. Além do mais, dependendo do local onde o dano aconteceu (próximo à borda, por exemplo), nem é necessário trocar a ripa, pois não terá comprometido a integridade da estrutura.

Costuma-se trabalhar com duas medidas padronizadas de paletes: o padrão PBR de 1m por 1,20m e o padrão EURO de 1m por 0,90m. Mesmo os paletes plásticos usam essas medidas. Entretanto, conforme a necessidade do cliente, pode-se fabricar lotes de paletes de madeira com medidas personalizadas. Esta é outra vantagem desses paletes: versatilidade.

As desvantagens do palete de madeira são a dificuldade na limpeza e a impossibilidade de reciclá-los. Uma vez em contato com fontes de umidade, os paletes de madeira devem ser colocados em local apropriado para secarem (ao sol, em estufa ou no mínimo em local arejado) pois, caso contrário, poderão habitar fungos e sofrer apodrecimento devido ao crescimento de colônias. Como não é possível reciclar madeira danificada, o único descarte apropriado é o descarte em locais próprios para decomposição de lixo orgânico – ou a queima, o que não é ecologicamente correto.

Outra desvantagem é a dificuldade em identifica-los com a logo da empresa que os comprou. Em geral, as gravações a quente têm caráter mais permanente na madeira mas também é possível a silkagem com tinta (como se faz com camisas) – porém é um procedimento mais demorado e que pode sair rapidamente da peça à medida em que ele é usado.

Nota-se que há vantagens em usar tanto um tipo de palete quanto o outro. O importante é usar o que estiver mais de acordo com o negócio; assim, evita-se investimento desnecessário.