Ouro Preto Recebe ajuda para Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade
Por Liana Candido de Souza | 18/04/2011 | Sociedade
Ouro Preto em Minas Gerais foi descoberta por volta de 1693 e 1698. A cidade foi palco de grandes acontecimentos históricos, como a Guerra dos Emboabas, que entre outros fatos fizeram parte da história do país. Por esse motivo Ouro Preto tem tem grande importância para a cultura do estado do e país, e passou a ser considerada "cidade patrimônio histórico cultural da humanidade".
Além do fator histórico que atrai turistas de todo o mundo, a cidade conta com um ecossistema rico em cachoeiras, trilhas seculares e uma vasta extensão de mata nativa.
Com uma arquitetura colonial, Ouro Preto foi à primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Devido ao seu grande valor cultural, a cidade é cuidada e protegida por vários órgãos e projetos que procuram manter a história local com restauração da cidade.
Cidade histórica de Minas Gerais, Ouro Preto foi cenário do Projeto Tudo de Cor para Você, da empresa de tintas Coral, visando a revitalização de pintura das fachadas de casas da cidade. O projeto da Coral atuou na famosa Ladeira Santa Ephigênia contando com a ajuda da comunidade local para a revitalização do lugar.
Mas o Tudo de Cor para Você foi só mais um dos vários projetos que trabalham a favor desse patrimônio histórico. A prefeitura de Ouro Preto é um dos principais responsáveis pela conservação da cidade. Segundo as informações disponíveis no site oficial da cidade a prefeitura trabalha constantemente com obras de reforma na igreja, melhorias de rodovias e iniciativas culturais que tornam-se fontes de renda para a cidade.