OSTEOPOROSE: O MAL SILENCIOSO

Por Izaara Alvarenga | 26/07/2009 | Saúde

O mundo está envelhecendo! É sabido que 50% das mulheres acima de 50 anos de idade sofreram fraturas ósseas.
“Doença do esqueleto, caracterizada pela redução da massa óssea e deteriorização micro-estrutural do tecido ósseo, seguida pelo aumento da fragilidade e risco de fraturas.”
Falando em osso, este se divide em dois: o denominado esponjoso, que é poroso e o chamado de cortical, que por sua vez é sólido; no entanto quando se fala das células ósseas, tem-se os osteoblastos, responsáveis pela formação do osso e os osteoclastos, que ao contrario do primeiro, é responsável pela destruição do osso.
Mas não se assuste, o ato de formação e destruição do osso é além de importante, essencial para a Remodelação Óssea.
O ideal e normal seria que a formação e destruição acontecesse na mesma quantidade, quando os osteoblastos diminuem em número e em atuação, então os osteoclastos passam a trabalhar mais, aí se está instalada a osteoporose!
Etiologia:
1. indivíduos de pele clara, denominadas caucasianas.
2. climatério/menopausa: pela redução dos hormônios estrógenos ocorre em conseqüência a diminuição na absorção de cálcio.
3. fumantes
4. alcóolistas
5. alimentação: o café, as bebidas a base de cola e as gaseificadas, são responsáveis pela remoção de cálcio do osso.
6. imobilização por fraturas/sedentarismo: o osso necessita de estimulo para receber cálcio e formar mais osso.
7. medicamentos: sendo alguns corticoides
8. cirurgia bariátrica (redução de estômago): reduz também a absorção de cálcio.

O ideal é a PREVENÇÃO!!!
Poupança Óssea “Acumular para utilizar no futuro”: o período da adolescência até mais ou menos 35 anos de idade é a fase ideal para acumular o máximo de cálcio, ou seja, ter um pico de massa óssea, afinal a perda deste mineral é inevitável para todos os indivíduos, então se a poupança óssea for ótima, aos 70 anos de idade mesmo perdendo cálcio a osteoporose consegue ser evitada.
Quanto a nutrição, o recomendado é ingerir leite e seus derivados e folhosos verde-escuros, sendo de grande importância a exposição ao sol, afinal é ele que ativa a vitamina D que por sua vez faz o transporte do cálcio para dentro do osso.
Então não se esqueça que o mais importante é ter uma alimentação equilibrada, diversificada e saudável, realizar uma atividade física e com isso adquirir Qualidade de Vida.

Cuide-se desde cedo, afinal prevenir é sempre a melhor que remediar!
Uma semana cheia de saúde!!!


Izaara Alvarenga
Nutricionista