Os Segredos Por Trás Da Fabricação Do Perfume

Por Roberto Sedycias | 14/02/2008 | Saúde

A perfumaria, arte de fabricar o perfume, é uma arte bem antiga que começou primeiramente na Mesopotâmia assim como no Egito, em algum momento durante o segundo milênio BC. Durante aqueles dias, os perfumes eram em sua maioria feitos de especiarias como o coentro, a amêndoa, a bergamota, etc. e várias espécies de ervas também.

Surpreendentemente, eles não usavam flores para fazer perfume durante o início do fabrico do perfume. O uso de flores para a fabricação do perfume foi descoberto por um químico e por um doutor Persa, que fizeram experimentos inicialmente com as rosas, para manufaturar o perfume. A água de rosa foi um sucesso instantâneo entre os usuários de perfume, devido à sua natureza mais delicada, e desde então ficou estabelecido o uso dos perfumes usando flores.

Entretanto, hoje em dia com a comercialização do perfume e com desenvolvimento na tecnologia, as técnicas de produção submeteram-se a uma mudança maciça. A fabricação do perfume transformou-se agora em um trabalho que exige grande perícia e conhecimento.

Embora a maioria dos fabricantes de perfume não gostem de revelar os segredos por trás dos seus perfumes, sabemos que o perfume vem de várias fontes incluindo plantas (flores, frutas, folhas, sementes, resinas, etc.), dos animais tais como o musk, do mel, do civet, etc.) e várias outras fontes naturais. Os benefícios de usar plantas geneticamente modificadas para a fabricação do perfume estão sendo realizados atualmente pelos fabricantes.

Atualmente não é muito raro encontrar fabricantes de perfume usando fontes sintéticas para fazer perfumes. Embora haja poucos fabricantes que usam produtos químicos sintéticos para produzir perfumes, eles estão ganhando popularidade entre os amantes do perfume.

Embora haja vários métodos de fazer perfumes, e cada perfume produzido adota uma maneira diferente e apropriada ao seu estilo, algumas das técnicas básicas ainda permanecem a mesma.

A primeira etapa consiste em compreender a organização dos vários ingredientes presentes no óleo do perfume. Estes ingredientes são divididos primeiramente em quatro categorias com base nos papéis específicos que utilizam. Estes incluem os perfumes preliminares, os modificadores, os misturadores e os fixadores. Os perfumes preliminares diferentes assim como os ingredientes de apoio podem ser encontrados nas notas de base, do meio e da parte superior da fragrância.

Na etapa seguinte, os óleos da fragrância precisam ser misturados com água e álcool etílico que foram envelhecidos nos tanques específicos no mínimo quatorze dias, e em seguida serem filtrados de todos os sedimentos desnecessários. Atualmente, a maioria das unidades de fabricação do perfume, em vez de fabricar seus perfumes por etapas, eles preferem usar as bases para a mesma finalidade, devido aos vários benefícios oferecidos.

Entretanto, uma vez que o perfume foi manufaturado, é difícil compreender a sua composição. Isto é obviamente devido à presença de vários tipos de óleos que faz a estrutura do perfume mais complicado de compreender. Entretanto, um perito pode usar técnicas de engenharia reversa para compreender a natureza dos perfumes.

A engenharia reversa é particularmente útil para compreender um perfume que não seja demasiado complexo na sua natureza. Não obstante, muito depende dos equipamentos GC/MS que estão sendo usados com essa finalidade. Os clientes assim como os concorrentes usam freqüentemente esta ferramenta para compreender a fórmula usada em fabricar um perfume.

A indústria do perfume é grande, empregando um número de peritos para experimentar e definir novos conceitos de fabricação do perfume. Uma das características mais intrigantes desta indústria é a manutenção do segredo, e do trabalho árduo que é exigido para fazer cada perfume, de modo que cada frasco contém uma combinação única.

Assim sendo, da próxima vez que você se perfumar, apenas reconheça todo o trabalho que foi feito para que você mantenha um cheiro agradável por todo o dia e diga um silencioso obrigado para o seu criador!!


Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/perfume-fragrancia.php