Os Saberes Docentes e Sua Prática
Por edilce cristina valentim | 26/04/2010 | EducaçãoA prática docente vem sofrendo "evoluções" e vem se percebendo que o professor precisa estar atento para as realidades de seus alunos. Não se pode mais agir em sala de aula apenas transmitindo conhecimentos sem haver uma construção de saberes a partir dos conhecimentos prévios de cada aluno. Eles trazem consigo uma bagagem cultural e de vida que não se deve desconsiderar.
Ensinar é uma troca, é transmitir visando uma transformação, é formar alunos pensantes, capazes de ter sua própria visão do que lhe foi exposto. Mas, para que isso aconteça o professor precisa agir de maneira coerente. Não se pode construir uma rotina de trabalho sem criar condições para que se vivencie essa prática. Provocar o aluno a sentir-se integrado em sala de aula, participando ativamente do processo ensino-aprendizagem. O saber do professor é apenas uma referência, um ponto de partida e a partir daí considerar que todos somos seres que temos razão, emoção e que esses saberes juntos formam o conhecimento como um todo.
A escola não é a única detentora do saber, estamos rodeados de informações que nos vem muito rapidamente e cabe a todos absorvê-las. É a constante formação do ser.
O professor tem o papel de levar o aluno a questionar, inferir e interferir para juntos discutir, trocar ideias e opiniões. Para isso é preciso que o professor seja motivado a perceber que sua experiência é de grande importância, mas não é a única e aí está o desafio. O instigante desafio da troca de saberes.
Cada ser está impregnado de sua cultura, de seu conhecimento de mundo, é um processo que nunca para, é cíclico, ao longo do tempo vai se trocando e construindo conhecimentos.