Os pontos históricos de Natal - RN
Por Fernanda | 01/11/2011 | SociedadeA cidade de Natal possui mais de 400 anos de idade. Sua história começou quando os portugueses chegaram e lutara pelo espaço, que era disputado pelos franceses e seus aliados: os índios potiguares.
Após expulsar os franceses da região, os portugueses construíram o Forte dos Reis Magos para se defenderem dos índios. As obras iniciaram em 6 de janeiro de 1598 e foram concluídas em 1698. É por isso que a fortaleza é considerada o berço da civilização potiguar e marco inicial da cidade.
Em Natal, existem várias igrejas centenárias. Uma delas é a Igreja de Santo Antônio, muito visitada pelos turistas. Também conhecida como Igreja do Galo, por possuir um galo de bronze no alto da sua torre, é uma obra em estilo barroco que data de 1766. Já foi abrigo para militares do Rio Grande do Norte e, hoje, em sua lateral, abriga o Museu de Arte Sacra, que expõe obras do séculoXVIII a XX.
Por estar situada em um local muito próximo da Europa e África, foi construída em 1930, em Natal, uma base para que os hidroaviões pudessem pousar e fazer escalas. Esta base aérea ficou conhecida como “Rampa” devido o declive que há no local. Entre os anos de 1943 e 1944, a Rampa foi utilizada, em função da Segunda Guerra Mundial. Em 2000, a Aeronáutica recuperou o prédio e hoje ele é o Museu de Aeronáutica e Espaço de Natal.
Os pontos históricos, aliados às belezas das praias e dunas da capital potiguar, são atrativos para os milhares de turistas que frequentam a cidade ao longo do ano. Por isso, hoteis em Natal, durante a alta temporada, principalmente, não possuem vagas disponíveis. Quem pretende aproveitar as férias de verão na cidade deve, portanto, fazer reservas com antecedência.
Fernanda Leinsteinstain é turismóloga e trabalha em uma agência de viagens. Está sempre viajando, e sempre que é possível vai para Natal passar alguns dias tranquilos e ensolarados.